Buscar

Sidrolândia nos trilhos foi tema da audiência realizada na sexta-feira na Câmara Municipal 

(Foto: Cezar Dias)
(Foto: Cezar Dias)

A Câmara Municipal de Sidrolândia realizou na noite desta sexta ferira (2), mais uma Audiência Publica que lotou o auditório da Casa de Leis do município. A iniciativa foi do presidente da Câmara, vereador David Moura de Olindo e do vereador Edno Ribas e contou com o apoio da Prefeitura Municipal e a unanimidade de todos os vereadores da Casa.

Com o Tema Sidrolândia nos Trilhos, cerca de duzentas pessoas acompanharam as discussões e palestras sobre o assunto que se refere a área abandonada pela Rede Ferroviária Federal desde 2007, quando foi desativado o corredor Ferroviário que ligava Campo Grande a Ponta Porã, passando por Sidrolândia e Maracajú. O abandono da linha e da Esplanada Ferroviária vem causando sérios problemas e prejuízos tanto para o município como para as pessoas que hoje residem em residências da antiga Turma, quase todos Ferroviários aposentados ou seus dependentes.

Nos últimos três anos a Prefeitura Municipal e a Câmara de vereadores tem se empenhado para solucionar esse problema e assumir de vez a responsabilidade sobre a área de 14 hectares e dar destino a prédios e conservar as margens da Linha Férrea, coisa que hoje o município fica impedido por se tratar de área Federal. O Lixo, o mato e a insegurança, hoje impera no patrimônio publico que foi totalmente abandonado pela empresa ALL.

A Audiência Publica realizada na noite de ontem sexta feira, contou com a presença do Promotor de Justiça Luciano Loubet, a Defensoria Pública foi representada pelos Defensores drª Thaisa Raquel Medeiro de Albuquerque Defante e pelo Defensor Público Fabio Rombi. Participaram também o Gerente Estadual de Cultura Kassiano de Lima, o Diretor-Adjunto do Patrimônio da União Carlos Pussuli, Jesus Ferreira representando o Departamento Municipal de Planejamento, a procuradora Jurídica do município drª Patrícia Dal pás Leite Probio, vereadores, secretários municipais e Ilson Peres, secretário de governo que representou o Prefeito Ari Basso.

O Diretor-Adjunto do Patrimônio da União, Carlos Pussuli, informou que está sob gestão direta do SPU, a estação, a antiga vila dos ferroviários, além da parte dos fundos do terreno de 14 hectares, e essa parte que de imediato deve ser transferido para o controle do município.

O Prefeito Ari Basso pretende dar uma destinação provisória para esta área enquanto não acontece a incorporação de todo o antigo complexo ferroviário ao patrimônio da União. Ari Basso sonha em fazer uma limpeza, garantir uma estrutura para transformar o local em uma espécie de praça de alimentação, onde poderão se instalar quiosques e carrinhos de lanche.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.