Publicado em 27/07/2021 às 07:13, Atualizado em 27/07/2021 às 11:14

Vereadores planejam adaptações para garantir acessibilidade na Câmara Municipal

Com o planejamento dos vereadores, será implantada uma plataforma elevatória no plenário e no acesso aos gabinetes para garantir o acesso de todos.

Assessoria,
Cb image default
Divulgação

Os vereadores Adavilton Brandão (MDB), junto com a presidente do legislativo, Juscinei Claro (PP), realizou na manhã desta segunda-feira (26), a análise e planejamento de adaptações para garantir acessibilidade nas dependências da Câmara Municipal de Sidrolândia.

O vereador Adavilton é cadeirante e mesmo antes de ser eleito, desenvolvia projetos de acessibilidade, bem como ações de melhorias no dia a dia das pessoas com deficiência ou com mobilidade reduzida. Já na Câmara, o vereador sentiu a dificuldade de acesso em alguns locais da casa legislativa e sentiu a necessidade de adaptação.

“Há mais ou menos 4 anos eu frequento as sessões da Câmara, por ser cadeirante, precisava entrar no plenário pela porta dos fundos. Então, tinha o sonho de poder entrar pela frente como todos os outros e também conseguir chegar à sala da presidência sozinho. Já vereador, continuei sentindo essa dificuldade de entrar pelos fundos enquanto meus colegas entravam pela porta da frente. Já me senti triste por receber um amigo cadeirante para homenagear e ter que vê-lo entrar pelos fundos”, disse o vereador Adavilton.

Com a eleição de Juscinei e ajustes sendo feitos, Adavilton apresentou a necessidade das mudanças para a presidente, que acatou e iniciou estudo para promover a acessibilidade.

“O Adavilton me mostrou a necessidade de garantir acessibilidade para as pessoas com deficiência ou com mobilidade reduzida e em respeito ao nosso colega e todos os munícipes que desejam frequentar a casa legislativa, prontamente abracei a ação com ele e planejaremos a execução das mudanças”, disse Juscinei.

Atualmente, a Câmara Municipal dispõe de escadaria para acessar o plenário e também a sala da presidência e de outros vereadores, o que impossibilita acesso para pessoas com deficiência física.

Com o planejamento dos vereadores, será implantada uma plataforma elevatória no plenário e no acesso aos gabinetes, que se trata de um dispositivo de elevação acionado por um motor que transporta pessoas idosas e pessoas com deficiências físicas para cima e para baixo, possibilitando acesso em todos os lugares.

“Conversando com a presidente ela viu que é extremamente necessário incluir essa plataforma elevatória para melhorar a acessibilidade e dar acesso digno para todos, sejam pessoas com deficiência, idosos ou quem tenha mobilidade reduzida. Como vereador fiz a indicação e agora, aguardamos os trâmites para a realização desse sonho. Fico muito feliz com a coragem e empenho da Juscinei em atender essa solicitação”, finalizou Adavilton.

A adaptação atende às disposições da Lei No 10.098, de 19 de dezembro de 2000, que garante:

“[...] possibilidade e condição de alcance para utilização, com segurança e autonomia, de espaços, mobiliários, equipamentos urbanos, edificações, transportes, informação e comunicação, inclusive seus sistemas e tecnologias, bem como de outros serviços e instalações abertos ao público, de uso público ou privados de uso coletivo, tanto na zona urbana como na rural, por pessoa com deficiência ou com mobilidade reduzida”.