Buscar

Vereadores se reúnem com prefeito e secretários por acompanhamento da Educação e da Saúde 

Logo às 07h30, desta sexta-feira, na sala de reuniões do gabinete do prefeito, os quatro integrantes da Mesa Diretora do Legislativo Municipal tiveram uma audiência com Ari Basso e duas secretárias do 1º Escalão. No encontro, os vereadores pediram informações sobre a emissão de laudos no Instituto Médico Legal, assim como o trabalho de recuperação no Ensino Público da Rede do município, que registraram recuo em números do IDEB (índice de Desenvolvimento da Educação Básica). 

Conforme a secretária municipal de Educação, Sônia Maria Dal Pas Leite, o não atingimento da meta estipulada pelo Ministério da Educação, referente à nota de 4,3 na avaliação do Governo Federal, que teve o indicador 10,41% abaixo da projeção definida, deve-se a vários fatores. Entre eles o principal apontado é o de maior acompanhamento dos coordenadores pedagógicos quanto ao trabalho dos docentes.

Estaremos intensificando o trabalho junto aos coordenadores para que através deles possamos saber quais recursos e condições poderão colaborar no ensino promovido pelos professores. É preciso um aperfeiçoamento no planejamento das aulas e atento a isso serão realizadas também ações de capacitação e monitoramento específico, explica Sônia, que deseja priorizar avanços nos desempenho dos alunos principalmente nas disciplinas de Lingua Portuguesa e Matemática. 

O presidente do Legislativo, Ilson Peres (PSDB) lembrou na reunião que o decréscimo no IDEB da Rede Pública Municipal não é uma exclusividade de Sidrolândia, uma vez que outras 14 cidades registraram o mesmo problema em 2014. Já o 2º Secretário, Waldemar Acosta sugeriu que um mix de providências seja orientado pela Prefeitura, aliando a capacitação maior dos profissionais e incentivos à produtividade. 

Eu como todos do meu partido sonhamos com a escola em tempo integral, que seria por si só um progresso enorme para a Educação em nosso município. Uma realidade futura que depende da maior qualidade no ensino, focada principalmente no desempenho do aluno, afirma Waldemar, acompanhado na reunião pelo vice presidente da Câmara, Sérgio Bolzan (PT) e pelo 1º Secretário, Cledinaldo Cotocio (PP).

IML

No encontro, os parlamentares solicitaram informações sobre os problemas enfrentados no Instituto Médico Legal do município, que tem encontrado dificuldades para a emissão de pareceres de óbito. A secretária da pasta de Saúde, Leila Couto explicou que existe no momento um entrave quanto aos laudos em casos de acidente ou morte violenta, e que providências já estão sendo tomadas para que a regularidade na prestação deste serviço seja retomada. 

Bolzan perguntou a Leila, na oportunidade, a respeito do uso dos protetores solares pelos agentes municipais de saúde, indicação apresentada e aprovada no plenário na última sessão ordinária. A secretária parabenizou o vereador pela preocupação e reforçou que os protetores solares Fator 60 são disponibilizados a todos 96 profissionais dessa categoria nas suas atividades. No entanto, cabe a cada um deles fazer a aplicação correta e solicitar o material junto a chefia responsável. 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.