Buscar

Após travar batalha ferrenha com quem lhe tirou o poder PMDB volta á Prefeitura da Capital

O PMDB do governador André Puccinelli e do ex-prefeito Nelsinho Trad volta a ocupar cargos na prefeitura de Campo Grande depois que o vice-prefeito Gilmar Olarte assumiu o cargo em decorrência da cassação do mandato do prefeito Alcides Bernal (PP), ocorrida na quarta-feira pela Câmara de Vereadores.

Na tarde de sexta-feira, Olarte deu posse a secretários municipais e chefes de autarquias e fundações, durante solenidade na Câmara de Vereadores. 

Empossado no dia seguinte ao afastamento de Bernal, Olarte publicou no Diário Oficial de Campo Grande os 14 nomes que vão compor a sua administração, entre os quais, o vereador Edil Albuquerque (PMDB), que ocupará a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, da Tecnologia e do Agronegócio em lugar de Darleng Campos.

Além de Edil, Olarte também indicou outro vereador para compor seu secretariado – Jamal Salém, do PR, presidido pelo deputado estadual Londres Machado.

O vereador republicano ocupará a Secretaria Municipal de Saúde em lugar de Ivandro Corrêa Fonseca.

Com as nomeações de Edil e Salém para o primeiro escalão, o prefeito reforçou a bancada do PMDB na Câmara de Vereadores, uma vez que traz de volta ao legislativo Magali Picarelli, esposa do deputado estadual Maurício Picarelli (PMDB), e Loester Nunes.

Com isso, a bancada do PMDB ganhará mais um representante na Casa, passando de cinco para seis.

Embora filiado ao PTdoB, outro nome considerado da cota do governador André Puccinelli é Cícero Ávila de Lima, que assume a Funsat(Fundação Municipal Social do Trabalho) em substituição a Aldo Donizete.

Chamado de “peemedebezinho”, o PTdoB, do qual fazem parte os deputados estaduais Márcio Fernandes e Mara Caseiro, é um dos partidos que integram a base aliada do governador na Assembleia Legislativa e tem forte vinculo político com o grupo, sendo parceiro em todas as campanhas eleitorais.

Para analistas, o maior beneficiado com o afastamento de Bernal será o grupo político do governador, que deve renunciar ao cargo para concorrer ao Senado em outubro. André é acusado por Bernal de “patrocinar” o seu processo de sua cassação, o que é negado pelo líder peemedebista.

Em seu discurso, o prefeito pregou humildade aos secretários e garantiu que vai trabalhar para ter, “com a maior rapidez possível”, um governo que possa fazer a diferença. 

“Queremos dizer aos senhores secretários, que o empenho seja redobrado, que as sandálias da humildade sejam calçadas por nós. O poder é generoso e humilde. A humildade só é possível quando se tem amor no coração. Então, vamos ter amor por nosso povo, por todos aqueles que precisam de nós”, afirmou.

NOVOS SECRETÁRIOS

O secretário municipal de Governo é Rodrigo Gonçalves Pimentel, que assume a vaga de Pedro Chaves.

O procurador-geral do município é Fábio Castro Leandro, que assume a vaga de Denir Souza Nantes. A adjunta será Kátia Sirlene Sarturi.

O novo secretário de Administração é Waltemir Alves de Britto, que assume o lugar de Ricardo Ballock.

O titular da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano é Cezar Antônio Gonçalves Afonso, que entra no lugar de Odimar Luiz Marcon.

Lilliam Maksoud Gonçalves continua na presidência do Instituto Municipal de Previdência de Campo Grande.

Outro que permanece é o secretário municipal de Infraestrutura, Transporte e Habitação, Semy Alves Ferraz. A ex-presidente da Agetran, Kátia Maria Castilho, volta à administração municipal, mas como adjunta na secretaria de Obras.

O coronel Jonys Cabrera Lopes permanece na chefia da Guarda Municipal e na coordenação da Defesa Civil.

Nomeado neste ano pelo diretório municipal do PTB, Jean Saliba fica na presidência da Agetran (Agência Municipal de Transporte e Trânsito).

O novo secretário municipal de Receita é o auditor municipal Ricardo Vieira Dias. Ele assume a vaga de Disney Souza Fernandes.

A coordenadora da Central Municipal de Compras é Veridiana Alves Fernandes Dias, que assume no lugar de Gislaine do Carmo Penzo Barboza.

O novo superintendente municipal de Comunicação é o jornalista Edson Godoy, que deixou a TV Record e já trabalhou na TV Morena. O jornalista Eliezer David de Medeiros também foi nomeado para trabalhar na área.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.