Buscar

Cai venda da "Deusa da Justiça" no Fórum e os olhos dela são verdes

Obra em concreto, que já foi polêmica por causa dos seios avantajados, tem 18 anos

Cb image default

Estátua tem olhos pintados em tom esverveado. (Foto: Kísie Ainoã)

Quem ficou com os olhos à vista foi a estátua de concreto da deusa Thêmis instalada há 18 anos na frente do Fórum de  Campo Grande, na esquina da Rua da Paz com 25 de Dezembro, no Jardim dos Estados, onde se realizam, por exemplo, os júris de réus por assassinato.

Sem a faixa que circundava o monumento, quem passa ali agora vê os olhos pintados num tom esverdeado em contraste com a cor restante, um tom de pele.  A obra, quando foi instalada, gerou polêmica pelas formas digamos, voluptuosas, com seios avantajados.

Obra do artista plástico Cleir, a estátua de cerca de 4 metros não recebia reparos desde 2011, quando uma houve uma recauchutagem de R$ 15,8 mil. A informação apurada pela reportagem é de que foi a ação do tempo a responsável pela queda da peça que tampava as vistas do monumento, feita em separado.

“Ela está ali, no sol o tempo todo, numa esquina, sem nenhuma árvore, qualquer chuva ou resfriamento poderia provocar choque térmico”, avalia o artista plástico.

Campo Grande nos últimos dias tem registrado temperaturas acima dos 38 graus, com sensação de mais de 45.

Conforme a assessoria de imprensa do Fórum de Campo Gande, o conserto vai ser providenciado. Cleir confirmou que já foi feito contato para uma conversa.

E os olhos – Cleir, ao ser indagado sobre a cor dos olhos, disse que não há uma razão específica. Segundo ele, quando fez a obra, embora soubesse que ela ficaria vendada, por ser essa a imagem histórica da deusa Thêmis, sentiu necessidade de colocar os olhos. A cor, garante, não teve motivação direcionada.

A deusa da Justiça tem origem na mitologia grega. Descrita como “de bom conselho”, e tida como a personificação da ordem e da lei.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.