Buscar

Capital recebe quatro novas ambulâncias e frota do Samu aumenta para 14 veículos

Serviço foi afetado na última semana pela baixas de unidades, quando apenas quatro circulavam na cidade

Cb image default
Funcionários do Samu posam em frente das novas unidades na Praça Ary Coelho | Foto: Vinícius Costa | Midiamax

O Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) de Campo Grande recebeu, na manhã desta sexta-feira (16), mais quatro ambulâncias que vão integrar a frota do serviço na Capital. Doadas pelo Ministério da Saúde, a aquisição das unidade somam investimento federal de R$ 690,8 mil.

Com as novas unidades, a frota do Samu sobre para 14 ambulâncias. Isso porque, de acordo com a Sesau (Secretaria Municipal de Saúde), das 13 que integravam a frota oficialmente – três avançadas e 10 básicas -, 3 deram baixa definitiva devido ao estado de conservação. Atualmente, segundo o Samu, há 8 ambulâncias em atendimento e duas em manutenção preventiva.

A coordenadora do Samu, Maithe Vendas Galhardo, destacou que as novas unidades, a princípio, serão utilizadas como reservas para proporcionar manutenção das unidades antigas sem que haja prejuízo no atendimento à população.

“Essas ambulâncias serão uma reserva da atual frota, para que quando uma estiver em manutenção, não prejudique o atendimento. As quatro ambulâncias também poderão substituir as mais antigas, a depender da situação em que elas se encontrem”, destacou.

A das novas entrega das ambulâncias já havia sido anunciada pela Sesau, mas a previsão era de que isso ocorresse apenas em setembro. A Prefeitura também destacou que deverá adquirir mais 7 ambulâncias, pagas com recursos próprios, para substituição das avariadas.

“A gente não gostaria que houvesse alguma unidade fora de circulação. Para isso vamos iniciar um processo de renovação e ampliação da frota. Creio que se chegarmos ao número de 20 unidades, teremos uma boa quantidade em razão ao número de atendimentos”, destacou o prefeito.

Segundo o Samu, a estimativa é que cada ambulância do serviço na Capital circulem cerca de 8 mil km por mês, número que é considerado alto. Em razão disso, Campo Grande teria, segundo o serviço, o maior número de atendimentos do país, proporcionalmente.

Desfalque

No último dia 7 de agosto, o Jornal Midiamax apurou que das 13 ambulâncias do Samu, somente 4 estariam em circulação, o que, segundo o Corpo de Bombeiros, prejudicou o atendimento à população.

Naquele dia, o atendimento a pelo menos 8 ocorrências foi prejudicado devido a falta de ambulâncias. Em abril, o Samu já tinha recebido três novas unidades, que substituíram as avançadas em circulação, na época.

A Sesau confirmou as baixas, mas destacou previsão de que 4 seriam liberadas para rodar nas horas seguintes. Apenas duas voltaram a integrar a frota, no entanto.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.