Buscar

Guarda Municipal assume serviço de abordagem de passageiros nos terminais

Além de portar armas e multar no trânsito, GM tem mais uma atribuição

Guardas já começaram serviço de abordagem a passageiros (Foto: Valdenir Rezende / Correio do Estado)

Há tempos os guardas municipais não atuam exclusivamente na proteção dos prédios públicos, mas também na segurança pública. 

E desde ontem, mais uma função foi incorporada: a de abordar usuários do transporte coletivo de Campo Grande. A prefeitura decidiu aumentar o número de guardas que vão atuar na segurança dos terminais de ônibus e, com isso, os agentes que já estão autorizados a portar armas de fogo, armas de choque, aplicar multas de trânsito, apreender veículos, e ainda acompanhar via videomonitoramento qualquer ilícito que ocorra na região central, agora também começarão a fazer a chamada “abordagem seletiva” nos passageiros dos ônibus. A medida começou a valer ontem. 

Cerca de 80 agentes zelavam os oitotransbordos da Capital e agora, o número pode chegar a 200 até o começo do mês que vem. Para o município, a medida era urgente - a depredação nas plataformas de transporte público custa mais de R$ 12 mil por mês - e para os usuários, apesar de necessária, os superpoderes da Guarda Municipal - que tem sob sua atribuição inúmeros serviços - assustam.

O diretor de transportes da Agência Municipal de Trânsito (Agetran), Janine Bruno, responsável pela gestão e manutenção dos terminais, garante que 90% dos problemas nos espaços se dão por depredação e o vandalismo não tem limites: são furtadas lâmpadas, interruptores, fiação, torneiras, trincos de porta - qualquer coisa que possa ser levada. 

Segundo a Secretaria Municipal de Segurança, o efetivo atual de 1.285 guardas municipais é suficiente para atender todas as demandas da prefeitura, inclusive as parcerias nas autuações de trânsito e o reforço nos terminais. Ainda há o objetivo de ampliar as ações do órgão com concurso público para 200 vagas para o próximo ano.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.