Buscar

Prefeitura inaugura primeira Unidade de Acolhimento de dependentes químicos de Mato Grosso do Sul

A casa terá capacidade para atender até 14 dependentes (Foto: )

A prefeitura de Campo Grande inaugura nesta quinta-feira (16), às 15 horas, primeira Unidade de Acolhimento para dependentes químicos (de drogas e álcool) da rede pública de Campo Grande. A casa será a segunda unidade do tipo da região Centro-Oeste, a primeira fica no Distrito Federal.

Denilson Secreta/PMCG

O abrigo terá capacidade para atender até 14 dependentes, selecionados entre os que perderam o vínculo familiar e social e que geralmente moram nas ruas da Capital. No local eles terão, por pelo menos seis meses, onde morar, fazer suas refeições, além de uma oportunidade de reinserção social, encaminhamento para o mercado de trabalho e acesso a cursos de requalificação profissional. Se caso seja necessário, os pacientes poderão continuar realizando o tratamento terapêutico no Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas (CAPS AD).

Segundo a coordenadora de Saúde Mental da Secretaria Municipal de Saúde Pública, Ana Carolina Guimarães, o trabalho da casa de acolhimento não pode ser igualado ou confundido com o de uma clínica para recuperação de dependentes. “Será um espaço onde os dependentes permanecerão voluntariamente, com a perspectiva de ter oportunidade de restabelecer relacionamentos sociais, mas vão precisar seguir regras”, destacou. Ainda segundo a coordenadora, uma das normas é que lá dentro não poderão usar nenhum tipo de drogas nem consumir tabaco. Os moradores também serão responsáveis pela limpeza da casa e preparação das suas refeições. O projeto, que tem um custo mensal de R$ 30 mil, conta com a parceria do Ministério da Saúde e no âmbito da administração municipal, entre as secretarias de Saúde e de Políticas, Ações Sociais e Cidadania, responsável pelo recrutamento de cinco cuidadores que atuarão na casa sob a supervisão de um enfermeiro.Nesta quarta-feira, uma técnica do Ministério da Saúde,Taia Duarte Mota, visitou as instalações da casa, que fica na rua Joaquim Murtinho. Ela estava acompanhada da psiquiatra Ana Carolina, chefe do Serviço de Saúde Mental da Secretaria Municipal de Saúde Pública. A representante do Ministério aplaudiu a iniciativa da Prefeitura. Estrutura de atendimentoO atendimento a dependentes químicos na rede pública é prestado no CAPS-AD, que funciona em regime 24 horas. Desde janeiro foram abertos 12 leitos onde são atendidos os casos mais graves de pacientes em surto ou crise de abstinência. Está planejamento a abertura de uma segunda unidade no Bairro Guanandi funcionará no prédio do Centro Regional de Saúde que será desativado com a inauguração da UPA (Unidade de Pronto Atendimento) do Jardim Leblon.Serviço:

A Unidade de Acolhimento está localizada na rua Joaquim Murtinho, 1.786, centro.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.