Buscar

Sem dinheiro, Prefeitura reduz médicos e consultas do projeto 3º Turno

Conselho de Saúde afirma que cortes feitos pelo Executivo não têm aprovação do órgão

Projeto era acesso mais fácil a especialistas (Foto: Valdenir Rezende/Correio do Estado)

A Secretaria Municipal de Saúde (Sesau) cortou médicos e reduziu os horários de atendimentos do projeto Terceiro Turno, o programa foi criado para facilitar o acesso a médicos especialistas para quem só pode se consultar à noite. Segundo a coordenadora da Comissão Mista do Conselho Municipal de Saúde, Cleonice Albres de Alves, as mudanças começaram na segunda-feira (15).

Cleonice disse a reportagem que a Sesau modificou o projeto aprovado pelo Conselho sob alegação de contenção de despesas, sem informar o órgão sobre as mudanças e ignorando o que foi aprovado. Para cortar gastos, foram diminuídos médicos e dias de atendimento nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs).

“Mandamos um documento dizendo que não poderiam ter mexido e na quarta-feira (22) vamos fazer um manifesto. Eles têm que voltar atrás, porque continuam desrespeitando. Vamos levar o caso ao Ministério Público”, disse.

O Terceiro turno funcionava das 17h às 21h, nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) Coophavilla II, Coronel Antonino, Estrela do Sul, São Francisco, Dona Neta, Aero Rancho, Macaúbas, Tiradentes, Universitário, Moreninha III, Albino Coimbra (Santa Carmélia), Serradinho e Caiçara e Silvia Regina, com disponibilidade de 18 consultas diárias por médico.

Com as alterações, o atendimento passa a ser feito nas segundas e quartas-feiras nas UBSs Coronel Antonino e Coophavila II, quartas e quintas-feiras na UBS Aero Rancho e às segundas-feiras nas UBSs Tiradentes e Universitário.

A reportagem entrou em contato com a Sesau para mais detalhes sobre a alteração no programa, mas não obteve resposta até a publicação desta reportagem. 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.