Buscar

Denúncia anônima 'detonou' com fraude em concurso público de Aparecida do Taboado

MPE descobriu que candidatos suspeitos gabaritaram provas; investigação segue em sigilo

Cb image default
Divulgação

Candidatos suspeitos que disputaram vagas no concurso promovido pela prefeitura de Aparecida do Taboado gabaritaram as provas, isto é, acertaram todas as questões, informou a 1ª Promotoria de Justiça do Patrimônio Público e Social da cidade.

Em nota publicada no portal do Ministério Público de Mato Grosso do Sul, a 1ª Promotoria detalha as razões que motivaram a deflagração da Back Door (porta dos fundos), operação posta em prática ontem, em Aparecida do Taboado, e que cumpriu dez mandados de busca e apreensão. Lá, houve fraude no concurso da prefeitura. Leia do texto do MPE:

O Ministério Público de Mato Grosso do Sul, por meio da 1ª Promotoria de Justiça do Patrimônio Público e Social da Comarca de Aparecida do Taboado, através da presente nota, vem tecer alguns esclarecimentos à população com relação à Operação Back Door.

A deflagração das investigações originou-se de denúncia anônima formulada junto a esta Promotoria de Justiça, noticiando o favorecimento de alguns servidores, ex-servidor e familiares de servidor público no concurso público de provas realizado pelo Município de Aparecida do Taboado.

A partir dessas informações, o Ministério Público ajuizou medida cautelar visando à obtenção de cópia dos gabaritos de todas as provas e das listas de presença dos candidatos.

Após análise dos cartões-resposta, confirmou-se que servidores, ex-servidor e familiar de servidor público obtiveram sucesso nas provas.

Dois servidores inscritos para o cargo de Analista de Controle Interno obtiveram 100% (cem por cento) de acerto na prova, enquanto um ex-servidor e o filho de um servidor público, inscritos para o cargo de Engenheiro Civil, tiveram, respectivamente, 39 e 38 questões de acerto, do total de 40 questões.

Para além disso, foram verificadas irregularidades no processo licitatório, vez que o Secretário Municipal que indicou a comissão de concurso e as empresas para participarem do procedimento licitatório, também participou do concurso público e obteve acerto de 100% (cem por cento) da prova.

Outrossim, constatou-se que servidor integrante da Comissão Permanente de Licitação, também se encontrava inscrito para o concurso público realizado pelo Município de Aparecida do Taboado.

Em razão disso, o Ministério Público ingressou com pedido de busca e apreensão, assim como de prisão temporária de um dos investigados, visando à colheita de outras provas.

Na data de ontem (terça, dia 3), o Gaeco (Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado) esteve na cidade de Aparecida do Taboado cumprindo os mandados de busca e apreensão nas residências dos investigados e em órgãos públicos, assim como o mandado de prisão temporária expedido em face de um Secretário Municipal (Kaiser Carlos Correa, de Administração).

Também foram cumpridos mandados de busca e apreensão na comarca de Campo Grande/MS, na sede da empresa responsável pelo concurso público.

Por fim, os fatos estão sendo investigados em procedimentos sigilosos, objetivando, a princípio, a apuração dos delitos de fraude em certame de interesse público, fraude à licitação e associação criminosa, além de improbidade administrativa.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.