Buscar

Em Aquidauana Indígena e bebê morrem por falta de "operador de ultrassom"

Controlador do equipamento só apareceu nove horas depois no hospital

Cb image default
Divulgação

A indígena, Ruthe Luiz Mendes, e o bebê, de 32 semanas, morreram horas depois de darem entrada no Hospital Regional de Aquidauana.

Para o marido, a falta de um operador de ultrassonografia causou a morte da esposa e do filho.

Conforme a denúncia, feita por meio das redes sociais, o caso ocorreu na noite do dia 12 de março. O viúvo lembra que, por volta das 20h, a esposa teve um pequeno sangramento e foram para o hospital.

Ainda segundo o relato, o casal foi levado para a maternidade da unidade, onde o coração do feto foi ouvido e constatado que os batimentos cardíacos estavam fracos. O desabafo do pai diz que, diante da situação, era preciso fazer uma ultrassonografia.

‘’... não havia ninguém, nenhuma pessoa que manuseasse a máquina. Pediram para a gente aguardar e iriam nos encaminhar para Campo Grande’’, denunciou. Ele acrescenta que a vaga de emergência na Capital saiu, mas, como o bebê não tinha batimentos, a médica só poderia liberar os pacientes se ouvisse a frequência cardíaca ou tivesse um exame de imagem que mostrasse que o bebê estava bem.

‘’... porém, não havia ninguém par tirar o ultrassom’’, ressalta o esposo.

‘’... o bendito, abençoado e importante cara do ultrassom foi no hospital às 9 horas de sábado... ‘’, continua o viúvo. O exame apontou necessidade de cesárea urgente, sendo que o médico teria informado ao pai que o bebê morreu na noite anterior, porque rompeu o cordão umbilical da placenta e caiu sangue, criando um coágulo.

‘’Se tivessem feito o ultrassom na hora certa, no momento certo, comprovariam que o bebê estava respirando... e fariam a cesárea às 22h de sexta, salvando duas vidas indígenas’’, refletiu o denunciante.

Em todo o relato, o pai dá conta que as mortes de mãe e filho têm o componente do desprezo às vidas indígenas.

‘’Mas, como o cara do ultrassom não pode ir à noite, não tem, ou simplesmente que se dane vida da indígena Ruthe e do seu bebê, não fizeram. Apenas esperaram e pronto. Quero justiça, quero resposta’’, lamentou novamente. 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.