Buscar

Em Maracaju Urologista alerta para os cuidados na saúde do homem

O mês de novembro é de alerta para os homens.

Cb image default

Urologista, Milton Garcia Leal Junior na Unidade Central de Saúde, Maracaju.

Foto: Hosana de Lourdes

O mês de novembro é de alerta para os homens. O ‘Novembro Azul’, neste período são intensificadas as campanhas de saúde e prevenção em torno do câncer de próstata. A finalidade é mostrar como a falta de prevenção precoce pode afetar milhares de homens.

Em Maracaju, o especialista Urologista, Mílton Garcia Leal Junior, alerta também não só para a importância de campanhas de informação como a conscientização. “É necessário que haja campanhas pela mídia convencional e não convencional, além das redes sociais para desmistificar o exame da próstata. Antes do início do uso do exame de sangue (PSA) 75% dos pacientes morriam pelo câncer de próstata ou por complicações decorrentes do tratamento da doença avançada. Com o diagnóstico precoce, se reduz em 40% a chance de haver metástase e de 50% de mortalidade, segundo o mais longo estudo sobre o tema (Götemborg). Diagnóstico em fase inicial nos permite curar a doença, enquanto o diagnóstico de doença metastática apenas o controle com tratamento hormonais e quimioterápicos com grandes riscos e complicações” disse ao tudodoms.

O médico ressalta a importância de conscientizar o sexo masculino da importância de se cuidar não apenas no “Novembro Azul” mas, durante todo ano, a partir dos 40 anos de idade. Segundo Mílton Leal, é importante a toda sociedade que o homem deve ver o urologista como seu médico. Alguém que pode orienta-lo, não só na saúde da próstata, mas também com relação a riscos de outras doenças como hipertensão arterial, cardiopatia, diabete, etc. Essa medida pode reduzir drasticamente o risco de várias doenças e garantir uma velhice sadia e duradoura”, disse.

Em Maracaju, Ele lembra que atende no município aos sábados, três vezes no mês, na Unidade de Saúde Central. O agendamento é durante a semana, no horário comercial a partir do atendimento, com encaminhamento para os exames e tratamento se for necessário.

Pesquisas do Ministério da Saúde comprovam que, mais do que genética, é consequência das escolhas e hábitos de vida. Hábitos saudáveis e acompanhamento de saúde preventivo são o caminho para o envelhecimento com qualidade de vida. Porém os homens costumam dar menos atenção à saúde e realizam menos consultas médicas.

Com relação aos sintomas, especialistas alertam que infelizmente o câncer de próstata só dá sintomas quando a doença já se espalhou e sem chances de cura. A doença avançada pode matar ou trazer enormes prejuízos ao paciente, sem contar um custo absurdamente elevado ao SUS, pois muitas vezes os tratamentos duram mais de 10 a 15 anos.

Milton Leal lembra que a adoção de hábitos saudáveis, a prática de atividade física regular, a alimentação balanceada e o uso moderado de bebidas alcoólicas são cruciais para diminuir estes agravos evitáveis. A identificação precoce de doenças aumenta as chances de um tratamento eficaz. Alguns exames e testes importantes a serem realizados dizem respeito às doenças sexualmente transmissíveis como o teste de HIV, hepatite B (HBsAg) e do vírus da hepatite C (anti-HCV).

O médico reforça o que disse o coordenador da saúde do homem em Maracaju, Aginaldo Brum, alguns exames devem fazer parte da rotina dos homens. “É necessário prestar atenção no corpo e ficar atento aos sinais que ele envia. O cuidado deve ser diário. Mudanças de hábitos alimentares, com menos alimentos gordurosos e ultra processados são fundamentais. Evitar estes comportamentos de risco é a chave para uma vida mais longa e saudável”, disse.

Milton Garcia Leal Júnior e Aginaldo Brum na unidade central de Maracaju - Foto Hosana de Lourdes

A campanha existe no município com alertas em todas as Unidades de Saúde, no próximo dia 30 de novembro, o Urologista Milton Leal, vai abordar o assunto em uma palestra no Posto Central às 08h.

Sobre o câncer na próstata:

Os homens com mais de 50 anos e com sintomas de problemas na próstata, como dificuldade para urinar, jato urinário fraco ou sensação de esvaziamento incompleto da bexiga, devem ir ao médico para investigar o problema. É possível que outras doenças, como uma infecção urinária esteja causando os sintomas. No Brasil, o câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens (atrás apenas do câncer de pele não-melanoma). Em valores absolutos, é o sexto tipo mais comum no mundo e o mais prevalente em homens, representando cerca de 10% do total de cânceres.

Para aqueles com história familiar de câncer de próstata (pai ou irmão) antes dos 60 anos e assintomáticos, a recomendação também é consultar um médico, pois somente ele pode orientar quanto aos riscos e benefícios da realização dos exames. As evidências disponíveis demonstraram que a realização periódica do toque retal e dosagem de PSA em homens assintomáticos teve como resultado uma redução mínima da mortalidade por câncer de próstata, mas com um aumento importante dos danos na população rastreada, o que leva a recomendação de que não se organizem programas de rastreamento para este tipo de câncer. Todos os procedimentos devem ser solicitados pelo profissional de saúde, respeitando os protocolos estabelecidos pelo Ministério da Saúde. Outros cuidados, como autoexame de testículos e pênis, são importantes.

Vale lembrar que o câncer de próstata é considerado de terceira idade, já que ¾ dos casos acontecem a partir dos 65 anos e o risco pode ser maior em quem tem histórico familiar da doença. Ainda não existem exames adequados para o rastreamento do câncer de próstata e a melhor alternativa hoje é manter uma alimentação saudável, não fumar, ser fisicamente ativo e visitar regularmente seu médico.

Alguns sintomas podem mostrar alterações do sistema reprodutor, principalmente na próstata. São eles:

• Dificuldade para urinar

• Necessidade de urinar mais vezes (principalmente à noite)

• Urgência para urinar

• Dificuldade para iniciar ou parar o fluxo urinário

• Jato urinário fraco, reduzido ou interrompido

• Sensação de esvaziamento incompleto da bexiga

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.