Buscar

Em parto raro, gêmeos nascem na maternidade do Hospital Regional de Ponta Porã (MS)

Um dos bebês nasceu pélvico e dentro da bolsa amniótica; esse tipo de nascimento acontece apenas 1 a cada 80 mil partos

Cb image default
Divulgação

O nascimento dos gêmeos Adrian e Alisson chamou atenção dos profissionais de saúde da maternidade do Hospital Regional Dr. José de Simone Netto, em Ponta Porã (MS). A mãe, Letícia Martinez, 28 anos, chegou à maternidade no dia (24/03) em trabalho de parto e se surpreendeu ao dar à luz a dois meninos, um dos bebês nasceu dentro da bolsa amniótica e na posição pélvica (sentado) durante parto raríssimo. Segundo especialistas, esse tipo de nascimento acontece apenas 1 a cada 80 mil partos. Vale lembrar que essa condição não faz mal nem para a mãe nem ao bebê. O hospital é gerenciado pelo Instituto Acqua em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde (SES) do Mato Grosso do Sul.

“O ultrassom tinha mostrado que seria uma menina, mas quando estava em trabalho de parto, vieram dois meninos. Estou surpresa, principalmente por um deles ter nascido com a bolsa íntegra e sentado”, contou Letícia Martinez.

Mãe de outros cinco meninos, Letícia comenta que após cair em casa começou sentir contrações e resolveu ir até a maternidade. “Passei pela triagem e fui encaminhada para a sala de parto, após ter o primeiro bebê. Se passaram 20 minutos e tive o segundo bebê que nasceu dentro da bolsa. Estou até agora surpresa com tudo que aconteceu”, disse.

A enfermeira obstetra que acompanhou o parto, Juliana Turci, explica que o parto natural de gêmeos não é tão comum. “Normalmente é realizado cesárea em gestação gemelar, o primeiro bebê nasceu encefálico posição da (cabeça), o segundo veio pélvico na posição (sentado) e empelicado, situação que ocorre quando a bolsa amniótica não rompe antes do nascimento, uma condição rara. Nunca tinha presenciado algo assim, foi uma experiência única e apaixonante”, disse.

Os gêmeos Adrian e Alisson e a mãe Letícia passam bem, porém necessitam de itens essenciais de cuidado e higiene pessoal*. “Como temos outros cinco filhos em casa, estávamos desprevenidos. Nossa família está aceitando doações de carrinhos de bebê, roupas e fraldas descartáveis”, disse Letícia Martinez.

*As doações podem ser encaminhadas para o serviço de Assistência Social do Hospital Regional de Ponta Porã (R. Baltazar Saldanha, 1501 - Centro).

Letícia Martinez vai receber, após alta hospitalar, dois kits de higiene do programa 'Pequeno Sul- Mato-Grossense', composto por fraldas, toalha, frasco de álcool em gel, pacote de gazes, algodão, sabão glicerinado e pomada para assadura. O programa é uma iniciativa do Instituto Acqua em parceria com a SES e tem objetivo de incentivar os primeiros cuidados de vida do bebê. As mamães atendidas na maternidade do Hospital Regional de Ponta Porã recebem, durante a alta hospitalar, uma bolsa por bebê que reúne os itens, além de orientações sobre os primeiros cuidados e aleitamento materno.

Estrutura - O Hospital é credenciado pelo projeto Rede Cegonha, programa do Sistema Único de Saúde (SUS) que propõe a melhoria do atendimento às mulheres durante a gravidez, parto e o pós-parto, e ao recém-nascido e às crianças até dois anos. A Maternidade conta com 19 leitos dispostos com alojamento conjunto, três salas PPP (pré-parto, parto e pós-parto), uma sala de estabilização para recém-nascido, uma sala de classificação de risco obstétrico, sala de observação, consultório médico e solarium para realização de encontros educacionais e arejamento para as gestantes. 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.