Buscar

Escola do Sesi de Maracaju e Sicredi vão levar ensino de robótica a escola pública

A associação entre as instituições resultou no projeto “Robocoop”

Cb image default
Daniel Pedra

Depois de formalizar parceria com o Sicredi Pantanal e a Prefeitura Municipal, a Escola do Sesi de Maracaju apresentou, na noite de sexta-feira (11/08), o projeto de robótica que será implantado pela instituição de ensino a pais e alunos da Escola Municipal Professora Irma Lima de Matos.

A associação entre as instituições resultou no projeto “Robocoop”, que garantirá que 30 crianças, de 6 a 8 anos de idade, estudantes da escola municipal, tenham acesso gratuito a aulas de Robótica pelo período de dois anos, o equivalente ao tempo de duração do Programa Genius, adotado pela rede de escolas do Sesi em Mato Grosso do Sul para ensinar robótica aos alunos.

Ao todo, serão duas turmas, de 15 alunos em cada, com encontros realizados uma vez por semana, na sala de robótica do Sesi. Durante a apresentação para os pais, que foi realizada no plenário da Câmara de Vereadores, a diretora da Escola do Sesi de Maracaju, Jaqueline Santana, apontou os inúmeros benefícios que o estudo da robótica traz para crianças. “Estimula o raciocínio lógico, em casa, ajuda a criança a ser mais organizada, na sala de aula, facilita a assimilação de conteúdo, além de estimular a criatividade e o senso de trabalho em equipe”, elencou.

O Genius, especificamente, é voltado para crianças de 6 a 8 anos e as leva a se envolverem com o mundo da ciência e da tecnologia, por meio de princípios básicos da robótica, preparando-as para pensar de forma inovadora.

Cb image default
Daniel Pedra

O presidente do Sicredi Pantanal, Emerson Perosa, afirmou que o Programa Genius chamou tanto a atenção da cooperativa que novas turmas de alunos serão iniciadas a cada 12 meses, e a parceria com o Sesi, inclusive, pode ser estendida as outras escolas e municípios. “O modele cooperativo da nossa instituição nos leva ao papel de desenvolver as regiões onde atuamos e vimos no projeto de robótica do Sesi um caminho para alcançar este objetivo. A educação é a base para a evolução da sociedade e estamos certos de que esta é uma parceria que renderá bons frutos”, disse.

O prefeito de Maracaju, Maurílio Azambuja, afirmou que o município contribuiu com o projeto ao disponibilizar um micro-ônibus para fazer o transporte dos alunos, em sua maioria moradores do Bairro BNH, até a Escola do Sesi. “Acreditamos que este será um projeto que vai trazer grandes benefícios para a nossa cidade, por isso apostamos nele”, afirmou.

A diretora da Escola Municipal Professora Irma Lima de Matos, Marilene Coutinho Petini, acrescentou que toda a equipe pedagógica da instituição está empolgada com o projeto. “Quando fomos apresentados aos benefícios da robótica, ficamos entusiasmados com as mudanças que podem trazer aos nossos alunos”, disse.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.