Buscar

Governador entrega resfriadores e ordenhadeiras e reforça competitividade dos produtores

Produtores de Sidrolândia produtores receberão ordenhadeiras.

Cb image default
Edemir Rodrigues

O governador Reinaldo Azambuja destacou nesta segunda-feira, durante entrega de resfriadores e ordenhadeiras, a importância do pequeno produtor na economia do Estado, ressaltando que a mecanização melhora o desempenho e a produtividade, garantindo maior competitividade da agricultura familiar no Estado. O governador entregou 131 ordenhadeiras e 18 resfriadores de leite que estarão beneficiando a pecuária leiteira em 37 municípios. O aparelhamento da agricultura familiar é resultado de parceria entre o governo, Ministério do Desenvolvimento Social e Agrário e a Superintendência do Desenvolvimento do Centro-Oeste (Sudeco).

De acordo com Reinaldo, o intuito da ação é aumentar os índices de produtividade e a qualidade do leite produzido por cooperativas e pequenos produtores familiares do Estado, despertando o interesse das indústrias de laticínios. Nesse locais a atividade leiteira tem papel importante na ocupação das pessoas e na geração da receita mensal que contribui para a manutenção da propriedade e da família.

“Estamos criando uma sustentabilidade para que os pequenos produtores tenham condições de melhorar a qualidade do seu produto, tornando mais competitivo. Estamos incentivando as prefeituras a comprar dos produtores locais. O Ceasa que antes trazia 85% da produção de São Paulo e Paraná, hoje comercializa produtos regionais. Estamos resgatando o papel da Agraer que estava perdido, de impusionar a agricultura familiar no Estado”, frisou Reinaldo.

Com as entregas de resfriadores foram contempladas 28 comunidades, distribuídas em 18 municípios: Aquidauana, Bodoquena, Cassilândia, Eldorado, Glória de Dourados, Itaquiraí, Ivinhema, Japorã, Mundo Novo, Nioaque, Naviraí, Nova Andradina, Ponta Porã, Rio Verde de Mato Grosso, Três Lagoas, Sidrolândia, Paranhos e Rio Negro.

As ordenhadeiras vão beneficiar 131 produtores de leite, distribuídos em 29 municípios, sendo: Anastácio, Aquidauana, Nioaque, Bandeirantes, Corguinho, Dois Irmãos do Buriti, Jaraguari, Nova Alvorada do Sul, Rochedo, Sidrolândia, Terenos, Camapuã, Rio Negro, Costa Rica, São Gabriel do Oeste, Dourados, Glória de Dourados, Rio Brilhante, Vicentina, Iguatemi, Itaquiraí, Naviraí, Nova Andradina, Ponta Porã, Aparecida do Taboado, Cassilândia, Paranaíba, Selvíria e Três Lagoas.

Cb image default
Prefeito de Sidrolândia, Ari Basso (PSDB). (Foto: Fernando Antunes)

 Em Sidrolândia, têm 27 assentamentos. “Esperamos que esses aparelhos ajudem para melhorar a produção e atividade, com as dificuldades que a agricultura convive”, avaliou o prefeito Ari Basso (PSDB).

O diretor-presidente da Agraer, Enelvo Felini, comemorou as entregas e disse que ainda há muito trabalho a ser feito. “A demanda é muito maior do que temos a entregar hoje, mas vamos atender os que não foram contemplados em curto prazo.

 O recurso usado para aquisição desses equipamentos são de 2011 e existe uma sobra para atender mais produtores. Até fevereiro tenho certeza que estaremos entregando novas ordenhadeiras e mais de 400 itens”, afirmou Enelvo.

Estiveram presentes ainda o secretário de Produção e Agricultura Familiar, Fernando Lamas; superintendente Federal da Agricultura (SFA-MAPA/MS), Celso Souza Martins; superintendente regional da Caixa, Evandro Narciso de Lima; superintendente regional do Incra, Humberto de Mello Pereira;os deputados estaduais Beto Pereira, Rinaldo Modesto, Mara Caseiro, João Grandão, Renato Câmara; o deputado federal Geraldo Resende; diversos prefeitos e presidentes das associações beneficiadas.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.