Buscar

Governo inicia implantação de “salas de situação” de combate à dengue no interior

Cb image default
Arquivo/Sala de situação em Campo Grande

 Núcleos regionais de combate à dengue, conhecidos como “salas de situação”, começam a ser implantados pelo Governo de Mato Grosso do Sul em cidades do interior nesta sexta-feira (11). Aquidauana será o primeiro município a receber uma unidade. Em Campo Grande, atividades de controle na sala de situação iniciaram desde dezembro de 2015.

De acordo com o secretário de Estado de Saúde, Nelson Tavares, nove microrregiões do Estado receberão uma unidade do núcleo: Coxim, Ponta Porã, Paranaíba, Nova Andradina, Aquidauana, Três Lagoas, Dourados, Naviraí e Jardim. As salas funcionarão como centro de informações desenvolvidos para armazenar dados e designar as estratégias para o combate aos focos do mosquito de forma automatizada.

“Além de dar continuidade aos projetos de capacitação de agentes comunitários municipais, e de parceiros, a nossa estratégia mais importante é instalar esses nove núcleos e fazer esses núcleos reproduzirem as atividades de combate à dengue para os municípios de sua microrregião. Nosso objetivo é fazer com que as ações que os municípios já fazem com a população e parceiros sejam coordenadas pelo Estado, pela sala de situação. É uma lógica de organização, um trabalho coordenado”, disse Nelson.

Entre as ações mais comuns de combate à dengue realizadas pelo Poder Público e entidades da sociedade civil organizada estão visitas domiciliares de agentes de saúde, palestras sobre o combate ao mosquito transmissor da dengue e a realização de mutirões de coleta de lixo. Ainda de acordo com Nelson, o Estado conta com 25 parceiros para realização das atividades, entre eles o Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul, o Ministério Público Estadual, o Rotary Club e o Sistema S.

Esse ano, a Campanha Estadual de Continuidade no Combate ao Aedes Aegypti – mosquito que transmite a dengue – foi lançada pela Secretaria de Saúde em 25 de outubro para reforçar os trabalhos de conscientização no combate ao foco de criadouros do mosquito, em especial na redução do acúmulo de resíduos nas residências e em terrenos baldios nos municípios de Mato Grosso do Sul.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.