Buscar

IFMS promove audiências públicas em dez municípios

Entre os dias 11 de junho de 4 de julho, comunidades poderão fazer sugestões ao Plano de Desenvolvimento Institucional 2019-2023, documento que reúne objetivos e metas da instituição.

Em mais uma etapa de participação social no processo de elaboração do Plano de Desenvolvimento Institucional para o período 2019-2023, o Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) realiza, entre os dias 11 de junho e 4 de julho, uma série de audiências públicas nos dez municípios onde a instituição tem campus.

Os eventos serão abertos à participação da comunidade, inclusive dos municípios vizinhos que formam a área de abrangência dos campi do IFMS. Foram enviados convites a autoridades locais, incluindo prefeitos, vereadores e representantes do judiciário.

O objetivo é possibilitar que as comunidades interna e externa contribuam na construção do PDI 2019-2023, documento que irá definir os objetivos e metas da instituição para os próximos cinco anos.

“Além de ser um instrumento legal, a audiência pública é um mecanismo para ampliar a voz da comunidade. É uma etapa democrática que vai permitir à sociedade se expressar sobre os seus anseios para o IFMS pelos próximos cinco anos”, explicou o coordenador da Subcomissão de Audiências Públicas do PDI, Ubirajara Garcia.

Audiências Públicas - Terão três horas de duração, com apresentações do diretor-geral do campus e do coordenador do evento, que irão explicar os objetivos do PDI e como será a dinâmica de participação dos presentes.

Os participantes farão contribuições por escrito, e cada um poderá usar a palavra por até dois minutos para expor a ideia. Todas as regras de participação serão divulgadas em breve, em regulamento específico que será publicado na página das Audiências Públicas.

A previsão é que as sugestões pertinentes ao conteúdo do PDI sejam anexadas ao documento para que o IFMS tenha conhecimento das necessidades levantadas pelas comunidades locais.

As audiências serão realizadas sempre das 19h às 22h, nos locais relacionados abaixo:

Cb image default
Cb image default

Participação Social - Na sequência das audiências, no período de 2 a 20 de julho, abre-se uma nova oportunidade para que a comunidade participe da elaboração do PDI 2019-2023. Sugestões poderão ser enviadas à instituição por meio digital (vídeo ou mensagem), na ação denominada "O IFMS que você quer".

Entre os dias 12 e 25 de setembro, a minuta do PDI será disponibilizada para consulta pública. A previsão é que em novembro o documento siga para apreciação do Conselho Superior (Cosup).

A coordenadora da Comissão Central de Elaboração do PDI 2019-2023, Marcelina Maschio, destaca a importância da participação social no processo de construção do documento.

"Um documento construído coletivamente possui maior legitimidade. As coletas de dados foram planejadas para que subsidiem a construção do PDI. Posteriormente, publicaremos um documento com todas as contribuições recebidas da nossa comunidade", ressaltou Marcelina.

Mapa Estratégico - Também como uma das etapas no processo de elaboração do PDI 2019-2023, entre os dias 28 e 30 de maio, servidores, estudantes e gestores do IFMS participaram do evento "Futuro em Construção", em Campo Grande, onde definiram coletivamente os objetivos estratégicos da instituição para os próximos cinco anos.

O Mapa Estratégico do IFMS foi consolidado no Workshop de Planejamento Estratégico e validado no Congresso do PDI.

Este é o terceiro PDI da história do IFMS, que este ano completa dez anos. O processo de elaboração do novo Plano é conduzido por uma Comissão Central com o apoio de 21 subcomissões, todas instituídas pela Portaria nº 653/2018, publicada no Boletim de Serviço nº 016

Mais informações sobre o processo de elaboração do PDI 2019-2023 estão no espaço i-Cidadania, no endereço www.ifms.edu.br/cidadania.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.