Buscar

JBS volta a funcionar após vazamento de amônia e pessoas passam mal

Vazamento de amônia foi na tarde de quinta-feira (6), em Campo Grande. Unidade voltou a funcionar após autorização do Corpo de Bombeiros.

Cb image default
Dyego Queiroz / G1 MS

Após vistoria do Corpo de Bombeiros, na manhã desta sexta-feira (7), no frigorífico JBS, em Campo Grande, os funcionários voltaram ao trabalho, 10 pessoas teriam passado mal e foram levadas a um hospital particular. As informações são do Sindicato dos Trabalhadores de Carnes e Derivados de Campo Grande. A JBS informou ao G1 que 9 trabalhadores foram atendidos no ambulatório da unidade e encaminhados a unidade de saúde.

O Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) e a Polícia Militar Ambiental (PMA), também vistoriaram a empresa, um dia depois de um vazamento de amônia, que segundo a Coordenadoria de Urgência e Emergência da prefeitura de Campo Grande, informou na quinta-feira, 400 funcionários passaram mal. (ATUALIZAÇÃO: Nesta sexta-feira, a assessoria de imprensa da JBS afirmou que foram 78.)

Ainda segundo a JBS, suspeita-se que os funcionários atendidos no ambulatório da unidade tenham passado mal por conta do nervosismo ao retorno ao trabalho e não por efeitos da amônia, já que o mal estar foi antes deles trocarem de roupa para começarem a trabalhar.

O secretário-geral do Sindicato, que representa a categoria, Vanilton Alves Pereira acompanhou a volta das atividades na unidade.

"Nós estávamos sentados nos bancos e saiu uma Kombi com dez trabalhadores passando mal. Eles falaram que tá rodando a linha de produção dentro da indústria. A gente não entende porque tá rodando a produção se tem trabalhador passando mal aí dentro" afirma Pereira.

A PMA vai avaliar se houve algum dano ambiental. Já o Ministéio do Trabalho vai apurar as causas do acidente e saber se o sistema de segurança do frigorífico funcionou, pois unidades desse tipo precisam ter equipamentos que detectam vazamento de gás para alertar os trabalhadores.

“Nós vamos precisar avaliar o ambiente de trabalho como um todo, a planta industrial, o processo produtivo, as funções envolvidas naquela situação, sistema de segurança. Isso pode demandar um tempo considerável, alguns dias ainda, até nós termos o resultado que consigamos indicar ou identificar as possíveis causas desse acidente” explica o auditor fiscal do Ministério do Trabalho, Wallace Pacheco.

Vazamento de amônia

Dez viaturas do Corpo de Bombeiros e seis do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foram chamadas para socorrer funcionários do frigorífico JBS.

Doze pessoas foram levadas para hospitais da cidade, entre elas quatro mulheres grávidas. Vários outros funcionários procuraram as unidades de saúde por conta própria. Alguns foram socorridos por motoristas que passavam em frente à empresa.

Todos os funcionários que chegavam para trabalhar no turno da tarde foram mandados de volta para casa por que o frigorífico foi interditado.

No momento do acidente muitos funcionários estavam no vestiário, que fica ao lado do local do vazamento. A unidade da JBS de campo grande é a maior do Centro-Oeste e uma das maiores do Brasil, onde trabalham aproximadamente 1400 funcionários.

Confira na íntegra a nota da JBS sobre o vazamento na unidade de Campo Grande:

“A JBS esclarece que na tarde de hoje (06) houve um vazamento de amônia em sua unidade de Campo Grande (MS), localizada na Rod. BR60, que foi rapidamente controlado. Por precaução, a unidade foi imediatamente evacuada. Alguns colaboradores foram encaminhados aos postos de saúde locais e todos estão fora de risco. A JBS informa ainda que as causas do ocorrido estão sendo apuradas pela empresa. As operações estão temporariamente suspensas até que o local seja liberado pelo Corpo de Bombeiros”.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.