Buscar

TJMS inicia mutirão de classificação dos processos do arquivo geral

Os servidores responsáveis pelo procedimento terão 90 dias úteis para classificar o maior número possível de processos.

Cb image default
Divulgação

Realizado pela Presidência do Tribunal de Justiça e pela Corregedoria-Geral de Justiça, por meio do Departamento de Pesquisa e Documentação da Secretaria Judiciária, começou nessa segunda-feira, dia 16 de agosto, o mutirão de classificação dos processos do arquivo geral do Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul. Posteriormente, os processos serão digitalizados, buscando a sustentabilidade, conforme a Resolução 324/2020 do Conselho Nacional de Justiça e a Resolução 253/2021 do TJMS, ambas sobre política de gestão documental e de memória.

Inicialmente, os servidores responsáveis pelo procedimento terão 90 dias úteis para classificar o maior número possível de processos, uma vez que o arquivo geral possui mais de cem mil caixas vindas de todas as comarcas do Estado.

Cb image default
Divulgação

Para que o trabalho aconteça, 12 servidores foram dispensados pelos juízes diretores de suas comarcas para atuarem no mutirão. Neste primeiro momento, somente processos vindos do interior serão classificados, a começar com os provenientes da comarca de Dourados.

Estão atuando no trabalho servidores das comarcas de Jardim, Corumbá, Sidrolândia, Aparecida do Taboado, Bela Vista, São Gabriel do Oeste, Aquidauana, Amambai, Coxim, Água Clara, Bonito e Caarapó.

O objetivo dessa ação é trazer, em curto espaço de tempo, economia para os cofres públicos, principalmente com a extinção dos contratos de locação de barracões para a guarda desses processos. Com a digitalização, os processos continuarão a ser acessados, mas da forma que a informatização e a moderna tecnologia recomendam.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.