Buscar

Chuva em junho supera média histórica e frio será de 5ºC

Em Campo Grande, terça-feira será gelada e chuva pode dar trégua

O fenômeno meteorológico que fez o mês de maio ser atípico em relação às chuvas também é responsável pelo grande volume de água neste mês de junho. Segundo levantamento do Centro Monitoramento de Tempo, do Clima e dos Recursos Hídricos (Cemtec), as chuvas que caíram na Capital nestes 15 dias de junho já superaram a média história para o mês.

A meteorologista Cátia Braga explica que o esperado para junho eram pancadas que somassem 37,7 milímetros, no entanto, as chuvas já superaram esse índice.

“Na nossa estação, choveu 32 milímetros até às 9 horas de hoje, mas com certeza em outras regiões da cidade choveu bem mais e ultrapassou a média histórica”, diz.

A explicação para tanta chuva é a mesma dada pelos meteorologistas no mês passado, quando as chuvas superaram em 40% o esperado para maio.

Segundo Cátia, o fenômeno El Niño, que vem das águas do Oceano Pacífico e mexe com todo o clima da América do Sul, principalmente o Mato Grosso do Sul.

“Esse fenômeno é responsável pelas chuvas acima da média na região centro-sul do Estado e pelo inverno com temperatura mais amena”.

FRIO

Ainda segundo a meteorologista, as temperaturas devem cair nos próximos dias. Nesta terça-feira, a mínima na Capital deve ser de 15ºC e na região sul do Estado a temperatura mínima pode ser de 5ºC.

Em Campo Grande, as chuvas devem dar trégua entre amanhã e quinta-feira e as pancadas só voltam a atingir a cidade na sexta-feira (20), quando a temperatura deve oscilar entre 17ºC e 26ºC.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.