Buscar

INPE prevê aumento na incidência de raios 

Mato Grosso do Sul é quinto em descargas elétricas em todo o país 

(Foto: Diário Digital )

Neste verão, a incidência de raios no Brasil deve aumentar cerca de 20 por cento, de acordo com o Instituto de Pesquisas Espaciais, o INPE. Segundo o instituto, o aumento dos raios no país é por conta do El Niño, que é um fenômeno climático que muda a circulação do ar no planeta e provoca seca em certas regiões e aumenta as tempestades nas outras.  

Por conta disso, o INPE, recomenda que as pessoas, durante as chuvas fortes com raios e trovoadas, se abriguem dentro de casa, não utilizem telefone com fio, procurem evitar a proximidade de tomadas, canos, janelas e portas metálicas, além, não tocar equipamentos ligados à rede elétrica.

Mato Grosso do Sul é quinto estado em incidência de raios no país com a c ocorrência média de 4,24 milhões por ano ficando atrás apenas do Amazonas com 11 milhões, Pará 7,38 milhões, Mato grosso 6,81 milhões e Riogrande do Sul 5,18 milhões. Mato Grosso do Sul também é o 5° Estado com maior índice de mortes provocadas por descargas elétricas no país. Um levantamento realizado pelo Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais) revela que em 13 anos foram registrados 105 casos no Estado. Com tantas incidências, as chuvas frequentes deixam a região em alerta. 

Conforme o estudo, cerca de 50 milhões de raios caem em solo brasileiro todos os anos. Em todo o país foram 1.672 mortes entre 2000 e 2013. De acordo com o levantamento, 43% dos casos ocorrem no verão. Em MS, Campo Grande é o município com maior registro de mortes provocadas por descargas elétricas, são 8 a cada ano. 

Do ano 2000 até 2014, os raios foram a causa das mortes de 1.789 pessoas no Brasil. A maior parte das vítimas estava trabalhando no campo, debaixo de árvores ou em locais abertos. Neste ano, até o momento, os raios já causam mais de 100 mortes.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.