Buscar

Previsão é de segunda com forte calor em todo o MS, mas mudança no tempo no meio da semana

Mato Grosso do Sul começa a semana nesta segunda-feira (11) com forte calor em praticamente todo o Estado

Cb image default
Foto Bruno Rezende

Mato Grosso do Sul começa a semana nesta segunda-feira (11) com forte calor em praticamente todo o Estado, com temperaturas atingindo até 41°C, mas experimentando já na noite de terça para a manhã de quarta-feira (13) uma súbita queda nos termômetros, podendo registrar até a mínima de 9°C nas localidades mais ao sul.

A previsão é da Cemtec-MS (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima de Mato Grosso do Sul), órgão vinculado à Semadesc (Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação) e coordenado pela meteorologista Valesca Fernandes.

"Essa semana iremos enfrentar altas temperaturas entre segunda e terça e tempo estável, mas entre terça à noite e quinta o tempo fica instável, com possibilidade de tempestades e queda de granizo", comenta a meteorologista. "Essa instabilidade ocorre devido ao avanço de uma frente fria, aliada ao intenso transporte de calor e umidade", completa.

Valesca ainda diz que esse cenário também é influenciado por um sistema de baixa pressão atmosférica que avançará do Paraguai sobre o Mato Grosso do Sul, o que favorecerá a formação de chuvas e tempestades. Apesar disso, a previsão é que a média da velocidade dos ventos, que começam a semana atuando no quadrante leste, não passe dos 60 km/h.

Para esse começo de semana, o forte calor se destaca nas regiões norte, pantaneira, sudoeste e Bolsão, com a recomendação de se beber bastante líquido, umidificar ambientes e evitar exposição ao sol nos horários mais secos e quentes. A umidade do ar fica entre 5% e 20%.

"Nas regiões norte, pantaneira, Bolsão e sudoeste, a mínima deve ser de 23°C nessa segunda e terça-feira, com máxima batendo os 40, 41 graus. Já no sul e leste, os termômetros variam de 19°C a 33°C, enquanto em Campo Grande a mínima será de 21°C e a máxima de 35°C", conclui.

Nyelder Rodrigues, Comunicação Governo de MS

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.