Publicado em 27/07/2018 às 07:03, Atualizado em 27/07/2018 às 11:11

Sidrolândia, com 76 dias sem chuva pode virar o mês ainda em estiagem

Estiagem predomina devido a massa de ar seco que está no Estado

Redação, Mariane Chianezi
Cb image default
Sidrolândia, com 76 dias sem chuva é a cidade que esta há mais tempo sem chuva no MS

A falta de chuva nas cidades de Mato Grosso do Sul tem gerado preocupação dos moradores, que “clamam” por uma pancada de chuva para que a umidade relativa do ar melhore. Há previsão de nova frente fria e possibilidade de chuva no interior.

Em Sidrolândia, sem chuva há 76 dias, a umidade chegou a 20% na tarde de quinta-feira (26) e, segundo a meteorologia, há poucas chances de que chova neste mês.

O meteorologista Natálio Abrahão Filho, do Centro Meteorológico Uniderp, esclareceu que a estiagem é normal para a época do ano. “Sempre é nesse período que ocorrem as estiagens e pode acontecer de não ter mais nenhuma gota de chuva em Campo Grande este mês”, disse.

Ainda não há previsão de chuva, mas há chances equivalentes a 40% de que pancadas possam atingir cidades do Sul do Estado. As cidades que estão há mais tempo sem chuva são: Sidrolândia, com 76 dias sem chuva; Água Clara, de 68 e Cassilândia, também com 68 dias;

Estiagem agrícola

De acordo com informações da Famasul, todos as cidades de Mato Grosso do Sul estão sem chuva há 30 dias. Além disso, a quantidade de água no solo também está se esgotando.

Em gráfico divulgado, é possível ver que, na região Norte e Leste de MS quase não há disponibilidade de água no solo. O tempo seco também facilita para que as queimadas aconteçam e produtores devem ficar em alerta.

Nova frente fria

Uma nova frente fria deve chegar a Mato Grosso do Sul no fim de semana. A previsão é de temperatura em declínio e pancadas de chuva em algumas cidades. O frio deve permanecer até o fim do mês.

Segundo Natálio, no próximo sábado (28), a frente fria avança do sul do Brasil até Mato Grosso do Sul. A expectativa é de aumento de nuvens e da umidade relativa do ar.

O resultado, segundo o meteorologista, é que as temperaturas entram em declínio no Estado e são esperados ventos fortes. No domingo (29), o tempo muda para valer em algumas cidades de Mato Grosso do Sul. O dia deve ser nublado, registrar nevoeiro e chuvas isoladas nas cidades das regiões sul, sudeste e sudoeste do Estado.

Em Campo Grande e nas cidades vizinhas, o domingo deve ser nublado durante a tarde. Há previsão de pancadas isoladas de chuva. Também deve chover na região leste do Estado. Já no Pantanal, não há expectativa de chuva.