Publicado em 13/02/2018 às 06:28, Atualizado em 13/02/2018 às 09:30

Terça-feira de Carnaval tem céu nublado, chuva e alerta de temporais em MS

Em Sidrolândia, dia começou com nuvens no céu e há previsão de chuvas e trovoadas ao longo o dia

Humberto Marques,
Cb image default
Foto: José Pereira /SidrolandiaNews

A terça-feira de Carnaval (13) será de tempo fechado em Sidrolândia. O dia começou com céu parcialmente nublado e, ao longo do dia, esperam-se pancadas de chuva e trovoadas. À noite, ainda devem ocorrer precipitações isoladas, conforme previsão do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia). A chegada de uma frente fria promete trazer instabilidades no restante da semana e coloca praticamente todo o Estado sob alertas de temporais.

As temperaturas devem seguir amenas. A mínima deve ficar nos 21ºC, com a máxima atingindo os 27ºC. A umidade relativa do ar varia entre 70% e 95%.

Pelo Estado, a expectativa é de uma manhã com chuvas isoladas no sul e no sudoeste; enquanto no restante de Mato Grosso do Sul a terça-feira começa com pancadas de chuvas e trovoadas –quadro que se repete à tarde e durante a noite. Ainda no sul e sudeste, o dia termina com névoa úmida.

Os termômetros marcam mínimas de 20ºC no centro-norte, leste e no Pantanal –essas mesmas regiões terão máximas de 29ºC. A umidade do ar varia de 60% a 95% pelo Estado.

Alerta – Ao longo da semana, O Inmet prevê que o quadro de pancadas de chuvas e trovoadas se repita, principalmente no período vespertino. O cenário é resultado da aproximação de uma frente fria, que tangenciará o sudoeste do Estado entre a tarde desta terça e a manhã de quarta-feira (14).

A expectativa é de pancadas de chuva de moderada a forte intensidade, rajadas de vento, trovoadas e queda de granizo. O Inmet emitiu aviso que coloca todo o Mato Grosso do Sul sob risco de temporais, com chuvas de até 50 milímetros e ventos intensos, entre 40 km/h e 60 km/h –não há expectativa de danos às lavouras, quedas de árvores ou alagamentos. A advertência vale também para o centro-leste de São Paulo.

No sul e no sudoeste, a nebulosidade começa a cair junto com as temperaturas, favorecimento o surgimento de névoa úmida. Uma área de baixa pressão deve resultar em pancadas de chuva e trovoadas, especialmente no norte e no Pantanal.

Até quinta-feira (15), as temperaturas mínimas caem. Já as máximas começam a subir até o fim de semana. Na sexta (16), deve fazer calor em todo o Estado. As chuvas devem voltar de forma mais significativa no sul e no sudoeste, sobretudo à tarde.