Buscar

Terça-feira de tempo instável com máxima de 33°C no Estado

As chuvas ocorridas nos últimos dias no Estado, amenizam a temperatura e melhoram a qualidade do ar.

Cb image default

 O tempo deve permanecer instável nesta terça-feira (03.12). A previsão do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) é de tempo nublado com pancadas de chuva e trovoadas isoladas, exceto na região leste do estado onde o tempo ficará parcialmente nublado a nublado com pancadas de chuva durante a tarde.

As chuvas ocorridas nos últimos dias no Estado, amenizam a temperatura e melhoram a qualidade do ar. Os índices de umidade relativa do ar ficarão elevados neste dia, com variação entre 50% e 100%. Os termômetros podem registrar mínima de 20°C e máxima de 33°C, com tendência a ligeiro declínio.

Confira como ficará o tempo na Capital e em algumas regiões do Estado no mapa elaborado pelo Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima (Cemtec).

Dezembro X Chuvas

Pelo histórico da climatologia do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) analisando o período de 1981-2010, dezembro é um dos meses mais chuvosos do ano em Mato Grosso do Sul, e são esperados uma média geral de até 200 milímetros ao longo do mês, com temperaturas variando entre 20 °C a 33°C. Em 2019, a estação chuvosa, que devia ter começado em Outubro, teve seu início em meados de Novembro, configurando um atraso médio de 45 dias para o estabelecimento das chuvas.

Conforme a coordenadora do Cemtec, Franciane Rodrigues, a região do Pacífico Equatorial, onde se dá o Fenômeno La Niña e El Niño está com temperaturas ligeiramente acima da média, mas que não excede os 0,5°C. Assim, há uma condição de neutralidade para ENOS (El Niño Oscilação Sul) que irá se manter nos próximos meses.

“Para Mato Grosso do Sul, espera-se a manutenção da estação chuvosa sem risco de períodos secos com acumulados acima da média para o mês, e as temperaturas tendem a ficar ligeiramente abaixo da média, ou seja, espera-se que seja mais chuvoso que o normal e as temperaturas mais agradáveis”, avalia a especialista.

Conforme o modelo internacional de previsão de tempo National Centers for Environmental Prediction (NCEP/NOAA) a primeira quinzena de dezembro será de tempo chuvoso em Mato Grosso do Sul.

No primeiro período analisado, de 02 a 10 de dezembro as condições para chuva no Estado continuarão em todas as regiões, com maiores acumulados concentrados nas regiões sul, norte e nordeste onde são esperados 100 milímetros acumulados ao londo do período. Nas demais áreas, as chuvas ocorrerão com acumulados menores chegando a valores de até 60 milímetros acumulados.

Já entre os dias 10 a 18 de dezembro, a previsão também é de condições para chuva, com formação de corredores de umidade que manterão as chuvas com maiores acumulados nas regiões norte e bolsão, onde o acumulado pode chegar a valores acima de 100 milímetros. Nestas regiões é necessário atenção as possíveis condições adversas no tempo, como por exemplo, chuvas intensas, ventos fortes, raios e até granizo. Para as demais áreas, as expectativas de chuva são menores e podem chegar em até 60 milímetros acumulados ao longo do período.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.