Buscar

Diretor da Agepen, Ailton Stropa é alvo de investigação de Operação do Gaeco

Sindicância irá apurar irregularidades na Agência Estadual Penitenciária.

Cb image default
Divulgação

No dia em que o diretor-presidente da Ajepen (Agência Estadual de Administração Penitenciária) de Mato Grosso do Sul), Ailton Stropa, foi alvo de operação do Gaeco (Grupo Especial de Atuação ao Crime Organizado) e teve o celular apreendido, a Sejusp (Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública) instaurou, na sexta-feira (27), um procedimento administrativo para apurar eventuais irregularidades na agência.

A informação consta em uma nota oficial divulgada pelo governo do estado. Stropa nega envolvimento no esquema investigado pelo Gaeco.

Sete mandados de busca e apreensão tendo como alvos Ailton Stropa, a DAP (Diretoria de Assistência Penitenciária), a chefia da DEP (Divisão de Estabelecimentos Penais), a DOP (Diretoria de Operações) e a chefia de Divisão de Trabalho foram cumpridos pela operação Girve.

O Gaeco investiga ilegalidades que teriam sido praticadas durante Treinamento para Intervenção Rápida, Contenção, Vigilância e Escolta do Sistema Penitenciário de Mato Grosso do Sul, direcionado a agentes penitenciários, ocorrido em abril de 2016, em Campo Grande.

Confira, na íntegra, a nota do governo do estado:

"Diante das operações deflagradas pelo Ministério Público Estadual, o Governo do Estado informa que acompanha, considera importante e respalda a ação do Gaeco (Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado) na apuração de denúncias ou qualquer indício de irregularidade e práticas criminosas no âmbito da administração pública.

Reafirma, também, a adoção de todas as ferramentas de fiscalização, combate à corrupção e ações de transparência, para fiel cumprimento das leis e respeito à sociedade, medidas que estão em curso com a implementação da Controladoria Geral do Estado com atribuições de auditoria, correição, ouvidoria e controle social.

Informa, ainda, que a Sejusp (Secretaria de Justiça e Segurança Pública) instaurou procedimento administrativo para apuração de eventuais ilícitos e/ou irregularidades no âmbito da Agepen (Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário), sem prejuízo dos desdobramentos judiciais.

Governo do Estado de Mato Grosso do Sul"

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.