Buscar

Lula será transferido de Curitiba para São Paulo

Ex-presidente está preso na carceragem da Polícia Federal na capital paranaense desde abril de 2018

Cb image default
Divulgação

Ex-presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva (PT) será transferido de Curitiba para São Paulo. Ele está preso na Superintendência da Polícia Federal na capital paranaense desde abril do ano passado. A determinação para a mudança foi assinada pela juíza Carolina Lebbos, da 12ª Vara Federal de Curitiba, nesta quarta (7).

A transferência do ex-presidente para outro estabelecimento fora solicitada pela própria PF, que alegou transtorno ao funcionamento do órgão por conta da aglomeração de pessoas no entorno da superintendência e do grande dispêndio de recursos para lidar com o grande número de visitas ao apenado.

"Em relação ao local de custódia, tem-se, a cada dia, a contínua e permanente sobrecarga imposta à Polícia Federal, em termos de recursos humanos e financeiros", concordou a juíza Carolina Lebbos.

Ela acrescentou que "a situação ora verificada tem trazido, a cada dia, contínuo e crescente prejuízo ao interesse público, com o emprego de recursos humanos e financeiros destinados à atividade policial na custódia do apenado".

Ao determinar a transferência para São Paulo, Lebbos atendeu a um pedido da defesa, que argumentou ser aquele o estado de residência da família de Lula.

O Ministério Público Federal (MPF) havia se manifestado contrário à transferência, entre outros argumentos por Lula ainda responder a outras ações penais na Justiça Federal do Paraná. Carolina Lebbos, porém, frisou que tais procedimentos já tiveram instrução encerrada, não mais justificando a permanência do réu em Curitiba.

A magistrada determinou ainda que seja considerada a situação peculiar do ex-presidente, que deve ter sua segurança garantida pelo Estado, em estabelecimento adequado para tal. Ainda não foi divulgado o local onde Lula ficará preso em São Paulo.

Essa é a única condenação em segunda instância do petista até agora -- ou seja, único caso pelo qual ele poderia ser preso. O político, porém, enfrenta outros processos.

Em primeira instância, ele foi condenado a prisão devido a supostas irregularidades que envolvem um sítio em Atibaia. Esse processo estaria próximo de ser julgado também pela segunda instância.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.