Buscar

Banco de Leite do HU de Dourados pede doações

Estoque está baixíssimo, afirma hospital; São utilizados 1,5 litros de leite humano por dia

O Hospital Universitário (HU) da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) pede doações com urgência para o Banco de Leite Humano. O leite humano doado é utilizado para alimentar bebês internados na UTI Neonatal e Unidade de Cuidados Intermediários (UCI), que ainda não têm capacidade de sugá-lo do seio ou cujas mães não podem amamentar.

Segundo o Hospital, com o número de bebês internados, são utilizados pelo menos 1,5 litro de leite por dia. O ideal seria um banco de, em média, 45 litros de leite disponíveis por mês, mas o estoque atual está baixíssimo.

As interessadas em doar precisam entrar em contato com o Banco de Leite pelo telefone 3410-3273 ou 3410-3140, das 7h às 13h, e fornecer alguns dados. A coleta é feita em parceria com o Samu e Corpo de Bombeiros, que envia uma bombeira ou uma funcionária do Banco de Leite até a residência da doadora para fornecer os recipientes e explicar como deve ser feita a coleta e o armazenamento.

Para que o leite humano doado possa ser utilizado por outros bebês, é preciso passar pelo processo de pasteurização, o que aumenta sua validade em até seis meses. Na ausência do leite humano ordenhado pasteurizado (LHOP), são usadas fórmulas infantis, mas elas podem causar danos ao intestino do bebê.

Referência

O Banco de Leite Humano do HU recebeu, em dezembro de 2013, o Prêmio de Credenciamento e Certificado de Excelência na categoria Ouro, classificação máxima emitida pelo programa Ibero Americano de Bancos de Leite Humano, organizador da pesquisa.

A certificação é referente ao desempenho do ano de 2013 e leva em conta a qualidade do serviço oferecido, equipamentos, qualificação profissional, produção, volume de leite coletado e recursos humanos. São concedidos certificados nas categorias Ouro, Prata e Bronze.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.