Buscar

Fazenda invadida em Dourados é a 67ª em MS 

Em torno de 20 índios da etnia guarani-kaiowá reivindicam a área

(Foto: Divulgação/MPF)

Com a invasão de uma propriedade rural no domingo (15) em Dourados por aproximados 20 indígenas da etnia guarani-kaiowá, chega a 67 o número de propriedades invadidas em Mato Grosso do Sul, informou a Federação da Agricultura e Pecuária de MS (Sistema Famasul).

A área de 108 hectares atualmente é arrendada para uma usina sucroenergética, destinada ao cultivo de cana-de-açúcar. O proprietário da fazenda, José Roberto Teccheo, acusa órgãos ligados aos indígenas de elaborarem manobras que tentam romper seu contrato de arrendamento. “Tenho a legalidade da terra comprovada judicialmente, ainda assim, entidades fazem pressão para que a usina assine um termo que interrompa o meu contrato”, disse Teccheo.

De acordo com Teccheo a primeira invasão dos indígenas em sua propriedade ocorreu em 2008 e no ano seguinte o pedido de reintegração de posse foi atendido pela Justiça Federal. Recursos da Fundação Nacional do Índio (Funai) e o Ministério Público Federal tentaram considerar a área como indígena, suposição desconsiderada pela 1ª Vara Federal de Dourados que sentenciou em 2012 favoravelmente ao proprietário da fazenda.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.