Buscar

Tribunal de Contas reúne prefeitos e vereadores hoje em Dourados

(Foto: divulgação)

O Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso do Sul (TCE-MS) promove hoje, em Dourados, o encontro “Tecendo o Desenvolvimento Regional”, com realização da Escola Superior de Controle Externo (Escoex). O evento, acontece das 7h30 às 16h na sala 1 do Anfiteatro da Unigran. Estão previstas as presenças do presidente da Corte de Contas, Waldir Neves Barbosa e conselheiros, como a ex-senadora Marisa Serrano.

De acordo com o a TCE-MS, o evento vai reunir 220 participantes que já confirmaram presença, como prefeitos, vice-prefeitos, vereadores, secretários municipais e servidores dos 13 municípios da região, jurisdicionados à relatoria do conselheiro José Ricardo Pereira Cabral.

Participarão do encontro, representantes dos municípios de Caarapó, Dourados, Douradina, Fátima do Sul, Glória de Dourados, Itaporã, Jateí, Juti, Maracajú, Nova Alvorada do Sul, Rio Brilhante, Sidrolândia, Vicentina. O objetivo é aproximar o TCE aos órgãos sob sua jurisdição.

A pauta do evento segue diretrizes da Mesa Diretora do Tribunal de Contas. As oficinas vão abordar assuntos de interesse do Executivo e Legislativo, como Sistemas, a Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF), calendário de obrigações, contas de governo e de gestão, entre outros. O objetivo, além da interação, é mostrar como o Tribunal funciona hoje e como os municipios podem agir para otimizar a gestão.

Programação

O evento inicia às 7h30 com o credenciamento e o coffee break. A partir das 8h45, o evento fica a cargo de Célio Lima de Oliveira e Patrícia Sarmento, com o tema “Contas de Gestão”. Gilberto Ricardi, da Controladoria Geral da União (CGU) vai abordar “Controle Interno e Social”. João Ricardo Pinho vai falar sobre “Calendário de Obrigações”.

A partir das 9h55, o assunto “Compras Governamentais” é o tema de Eduardo Dionízio; “Atos de Pessoal - Contratação Temporária, por Antenor M. Oliveira . Às 10h55, “Licitações e Contratos” terá a abordagem de Fabio Monteiro e Sergio Kalil.

Após o intervalo, às 13h30, Douglas Avedikian vai falar sobre “Canal do Jurisdicionado”. Às 14h, Flavia Freitas e Gustavo Moia vão tratar sobre “Sistemas: SICOM - LRF – E-Contas”.

A partir das 14h40, o assunto “Terceirização de Contratos/Assessoria” ficará sob a direção de Moacir de Ré. Após um intervalo para perguntas e respostas, às 15h20, haverá dez minutos para esclarecimentos de dúvidas com os técnicos. Uma confraternização (coffee break) encerra o evento promovido pelo TCE, em Dourados.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.