Buscar

Brasil vai fornecer ovos para a África do Sul

Tempo de chegada após o embarque é de 19 dias

Cb image default

A Secretaria de Relações Internacionais do Agronegócio (SRI) do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) recebeu, na segunda-feira (6), carta do Ministério da Agricultura, Floresta e Pesca da África do Sul (DAFF) informando que aquele país quer importar do Brasil ovos in natura (líquidos) e ovos processados (congelados).

Carta recebida da África do Sul apresenta proposta dos Certificados Sanitários Internacionais (CSIs) para viabilizar as exportações brasileiras desses produtos.

O Brasil já exporta ovos para mais de 50 países, com remessas equivalentes a US$ 110 milhões em 2016. Segundo o Secretário de Relações Internacionais do Agronegócio, Odilson Luiz Ribeiro e Silva, "a demanda sul-africana pelos ovos e produtos à base de ovos do Brasil, são resultado de décadas de pesquisa, investimento e reconhecimento da excelência dos sistemas sanitário e produtivo brasileiro". O primeiro embarque para o país deverá ocorrer entre o fim deste mês e o início de dezembro.

O primeiro fornecedor do produto deverá ser a Netto Alimentos, com demanda inicial de 25 containeres (30 mil caixas) semanais de ovos in natura. A empresa já fornece o produto para a Arábia Saudita, Emirados Árabes e Guiné Equatorial.

De acordo com o diretor comercial da empresa, Júlio Cesar Carvalho, "na África do Sul, as negociações incluem seis empresas estabelecidas no país, entre elas, companhias de matriz europeia".

O executivo destacou que o produto brasileiro chega à África do Sul em até 19 dias, o que representa vantagem em relação a fornecedores dos Estados Unidos, já que o tempo de entrega é de 31 dias.

"Além disso, o aspecto sanitário e a inexistência de gripe aviária no Brasil, ajudam na escolha de fornecedores brasileiros".

Em outubro passado, o ministério sul africano (DAFF) apresentou ao Mapa proposta de Certificado Zoosanitário Internacional (CZI) para respaldar também exportações brasileiras de material genético avícola (ovos férteis).

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.