Buscar

Colheita da soja atinge 95% da área e entra na reta final em MS

Os trabalhos de colheita tardia estão localizados, principalmente, nos municípios da região norte

Agricultores já colheram mais de 90% das lavouras de soja e devem finalizar os trabalhos na próxima semana, no Estado (Foto: )

A colheita da soja em Mato Grosso do Sul chegou, nesta semana, a 95% da área plantada de 2,3 milhões de hectares, com previsão de ser concluída até a próxima semana, segundo a Famasul.

Os trabalhos de colheita tardia estão localizados, principalmente, nos municípios da região norte do Estado, entre eles, Chapadão do Sul, Paraíso das Águas, Costa Rica e Bandeirantes, onde ainda faltam de 8% a 10% da lavoura para serem colhidos. “Mesmo com todos os problemas de estiagem que tivemos e de atraso no plantio, confirmaram-se as projeções para esta safra. 

A única alteração que se teve foi no valor da produtividade, que não ficou dentro do esperado; mas, mesmo assim, supera a da safra passada”, enfatizou o analista de grãos da Famasul, Leonardo Carlotto.

Prevista pela Famasul em 6,8 milhões de toneladas – já pela estimativa da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), o volume ficaria em 6,9 milhões de toneladas –, a produção da oleaginosa para a safra 2014/2015 no Estado deve ficar 3% abaixo do esperado. “O índice definitivo só deve ser calculado no fim do mês; mas, mesmo com essa revisão, ainda fica acima da produtividade da safra passada. 

No ano passado, tivemos produtividade de 47,3 sacas por hectare e, neste ano, até o momento, estamos fechando com 49 sacas por hectare”, comentou Leonardo Carlotto. 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.