Buscar

Com aumento no preço dos combustíveis, previsão da inflação para 2023 sobe para 4,9%

Estimativa do Boletim Focus continua acima do teto da meta de inflação determinado pelo Conselho Monetário Nacional (CMN), que é de 4,75%; PIB e Selic apresentaram estabilidade

Cb image default
 

Após o aumento dos combustíveis pela Petrobras na semana passada, a estimativa para a inflação oficial, medida pelo IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo), em 2023, voltou a subir, de 4,84% para 4,9%, mesmo patamar de um mês atrás, de acordo com o Boletim Focus, do Banco Central (BC). Para 2024, houve manutenção da expectativa em 3,86%. Há um mês, a mediana era de 3,9%. O documento ainda mostrou manutenção da expectativa para 2025, que permaneceu em 3,5%, repetindo a mediana de quatro semanas antes. No horizonte mais longo, de 2026, a estimativa também continuou em 3,5%. A estimativa do Boletim Focus continua acima do teto da meta de inflação determinado pelo Conselho Monetário Nacional (CMN), que é de 4,75%, e indica estouro do objetivo a ser perseguido pelo BC pelo terceiro ano consecutivo. Nos outros anos, as expectativas estão dentro do intervalo, mas superam o alvo central de 3,0%.

A expectativa para a taxa básica de juros (Selic) no fim de 2023 continuou a se orientar pela sinalização dada pelo Copom, que pretende repetir o passo de corte de juro em 0,50 ponto porcentual nas próximas reuniões do colegiado. A mediana para a Selic no encerramento deste ano se manteve em 11,75%. Para o término de 2024, houve manutenção em 9%. Há um mês, as estimativas eram de 12% e 9,5%, respectivamente. O boletim também trouxe estabilidade na projeção de crescimento econômico para 2023. A projeção para a alta do PIB (Produto Interno Bruto) se manteve em 2,29%, contra 2,24% há um mês. Já para 2024, o relatório mostrou avanço da estimativa de crescimento do PIB, de 1,3% para 1,33%. Em relação a 2025 e 2026, a mediana continuou em 1,9% e 2%, respectivamente. O Ministério da Fazenda prevê crescimento de 2,5% neste ano. No Banco Central, a estimativa atual é de 2,0%, conforme o Relatório Trimestral de Inflação (RTI) de junho.

O Relatório Focus resume as estatísticas calculadas considerando as expectativas de mercado coletadas até a sexta-feira anterior à sua divulgação. Ele é divulgado toda segunda-feira. O relatório traz a evolução gráfica e o comportamento semanal das projeções para índices de preços, atividade econômica, câmbio, taxa Selic, entre outros indicadores. As projeções são do mercado, não do BC.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.