Buscar

Com mais um reajuste na tarifa de energia, SENAI destaca placas fotovoltaicas como alternativa para reduzir valor da conta de luz

A geração própria pode representar queda de até 90% no custo da conta de energia

Cb image default
Divulgação

Com a aprovação do reajuste de 52% na bandeira tarifária vermelha patamar 2 (cobrança adicional aplicada às contas de luz realizada quando aumenta o custo de produção de energia), as placas fotovoltaicas voltam a se destacar como alternativa para reduzir o valor da conta. Segundo o diretor-regional do SENAI, Rodolpho Caesar Mangialardo, a tecnologia tem vantagens para o sistema elétrico, para o meio ambiente, para a economia e para o consumidor.

“O SENAI vem trabalhando há alguns anos no sentido de melhorar as despesas envolvendo especificamente energia elétrica. A gente teve um passivo muito grande com relação à energia durante a pandemia, em que as concessionárias absorveram muito as despesas e inadimplências e, agora, a gente vê que esse ‘prejuízo’ está sendo diluído”, explicou Rodolpho Mangialardo. Ele alerta que, com o crescimento do País, é possível que tenhamos mais crises hídricas e falta de energia. Por isso é importante já se preparar e pensar em alternativas renováveis.

O consultor do Programa SENAI de Gestão Energética do SENAI Empresa, engenheiro-eletricista Sebastião Dussel, ressalta que ter energia solar não evita o pagamento da bandeira tarifária, mas o valor fica limitado ao consumo mínimo. E é esse o valor que todo consumidor de energia elétrica atendido em baixa tensão precisa pagar mensalmente à distribuidora. A faixa é estabelecida pela Aneel para cada tipo de ligação, e, no caso de trifásica, fica em 100 kWh/mês. “Uma unidade consumidora que não possui geração própria e consome, por exemplo, 1.000 kWh no mês vai pagar, com o último reajuste concedido pela Aneel, R$ 62,43 de bandeira. Se tivesse geração própria, esse valor seria de R$ 6,24, representando uma redução de 90%”.

De acordo com Dussel, a energia solar já vinha apresentando crescimento exponencial nos últimos dois anos. “A crise hídrica anunciada evidencia ainda mais a importância da energia fotovoltaica. Além de ser uma energia limpa e abundante na natureza”. Isso porque, conforme o engenheiro-eletricista do SENAI Empresa, apresenta rapidez e facilidade na instalação, dispensa a implantação de redes elétricas para o transporte quando a geração é junto à carga, e sofre menos interferência da natureza do que as fontes hidráulicas, que é a base estruturante que a matriz elétrica brasileira ainda está apoiada.

SENAI Empresa auxilia consumidor no processo de instalação de placas fotovoltaicas

Ainda de acordo com Sebastião Dussel, o SENAI Empresa é uma instituição segura para que empresários da indústria, do comércio, do agronegócio, além de agentes públicos e do cidadão comum, busquem estudos técnico-econômicos para subsidiar a tomada de decisão sobre o investimento em geração própria de qualquer fonte renovável.

Além de dimensionar corretamente o tamanho da usina, o SENAI Empresa realiza estudo econômico para avaliar a atratividade financeira do investimento. Também elabora e aprova o projeto junto à concessionária, consulta o preço de implantação junto à sua rede de empresas credenciadas que atuam no setor e acompanha a implantação da usina para constatar que o material aplicado é condizente com o projeto aprovado. Para completar, verifica se a mão de obra empregada atende aos requisitos técnicos exigidos.

Ao final da implantação, a instituição ainda realiza o comissionamento da usina para solicitar a vistoria pela concessionária e sua correspondente conexão ao sistema da distribuidora. O próprio SENAI disponibiliza para toda a população um simulador de energia fotovoltaica (http://www.simuladorsenai.com.br/) para que os interessados possam se informar sobre os custos e vantagens do investimento.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.