Publicado em 26/02/2018 às 07:14, Atualizado em 26/02/2018 às 10:13

Com uma média de 70 sacas por hec colheita da Soja avança em Sidrolândia e em todo o MS

Agricultores aproveitam dias de sol para desenvolver o trabalho nas plantações. Produtividade chega a 70 sacas por hectare.

Redação com, Anahi Gurge
Cb image default
Divulgação

Apesar das intempéries climáticas, os produtores rurais de Mato Grosso do Sul aproveitam os dias de sol para se dedicarem à colheita da soja com rapidez e agilidade. Com isso, a produtividade média chega a 70 sacas por hectare – um avanço de 25% no trabalho em todo o estado.

A projeção da Aprosoja/MS (Associação dos Produtores de Soja) é de que a área plantada na safra 2017/2018 seja de 2,6 milhões de hectares, com estimativa de produção de grãos de 8,7 milhões de toneladas. Dessa forma, a expectativa é que a produtividade média mantenha-se em 56 sacas por hectare.

O empenho dos agricultores nos dias de sol, vem surtindo efeito positivo diante de um dos grandes desafios desse período: minimizar os impactos da umidade no grão.

"A umidade deve permanecer em 14% para manter a qualidade da soja. O nível está um pouco elevado, mas ainda dentro do padrão aceitável, sem danos”, avalia o presidente da Aprosoja, Juliano Schmaedecke.

Ele explica que nos últimos 10 dias, em 5 não se teve colheita devido a chuva, o que deixa os agricultores apreensivos.

“Nas últimas safras, tivemos perdas significativas com a instabilidade do tempo, mas até agora não identificamos maiores problemas, apenas pontuais”, diz.

A orientação é que os produtores estejam atentos para fazer a colheita do grão com rapidez e agilidade nos dias de trégua da chuva.