Buscar

Consumidor troca OK por usado e vendas crescem 5,1%

A queda de 7,3% nas vendas de carros novos no primeiro semestre (veja matéria) indica que o consumidor não aceitou o aumento do preço imposto pelas montadoras no início do ano: foi o maior aumento de preço e a maior queda de vendas nos últimos anos.

Afugentado do mercado de novos, o consumidor partiu para o usado, uma opção mais barata e mais inteligente do ponto de vista financeiro. Além de se livrar do primeiro emplacamento, ao comprar um seminovo o consumidor estará obtendo um bem já depreciado. O índice Autoinforme/Molicar de Depreciação, que avalia quanto cada carro perde de valor depois que sai da concessionária, indica que, na média, o carro zero vendido no Brasil perde 15% no primeiro ano de uso e 9% no segundo ano.

Essa situação tem atraído o consumidor este ano e fez com que o mercado de usados caminhasse em sentido contrário ao dos novos. Dados da Fenauto, a Federação das Associações dos Revendedores de Veículos, revela crescimento de 5,1% nas vendas de carros e comerciais leves usados no primeiro semestre do ano. De janeiro a junho foram vendidas 4.679.070 unidades, contra 4.453.430 no mesmo período do ano passado.

Os dados revelam que também o mercado de usados foi afetado negativamente pela Copa do Mundo, apresentando uma queda expressiva de vendas no mês de junho em relação a maio: 726.514 unidades, 18,3% a menos que no mês anterior. Em relação a junho do ano passado a queda foi de 4,4%.

Os revendedores de automóveis, porém, não se surpreenderam com a queda em junho, não apenas por causa dos feriados da Copa, mas porque é um mês de férias escolares, o que normalmente causa um impacto no comércio de carros usados.

“O mais importante – assinalou o presidente da Fenauto, Ilídio dos Santos, é que prosseguimos em franca recuperação. Nossa expectativa é que, com o retorno do movimento normal das atividades, o mercado traga resultados positivos nos próximos meses.”

O crescimento das vendas de usados no ano, incluindo caminhões e motos, foi de 4,6% em comparação com o primeiro semestre do ano passado.

Os carros mais vendidos

Por sua longa história (34 anos de vida) e a permanência por 27 anos no topo do ranking dos carros novos mais vendidos, o Gol é, de longe, o usado mais vendido no Brasil. No semestre, foram 526.646 transferências, quase o dobro do segundo colocado, o Uno, que teve 316.896 unidades vendidas nos seis primeiros meses do ano.

O Palio, com 288.790 unidades, aparece em terceiro lugar, seguido do Celta (174.758) e do Corsa, quinto colocado com 174.343 usados vendidos no semestre.

Completam a lista dos dez usados mais vendidos este ano, nesta ordem, Fiesta, Fox, Strada, Classic + Corsa sedã e Siena. Observe que, da mesma forma que no ranking de novos (veja), os mais vendidos no mercado de usados são carros pequenos, de entrada.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.