Buscar

Conta de luz subirá menos de 40% este ano, estima ministro

Na terça, no entanto, Aneel autorizou altas maiores para distribuidoras.Eduardo Braga espera renegociação de financiamento às empresas.

O ministro de Minas e Energia, Eduardo Braga, afirmou nesta quarta-feira (4) que mantém a previsão de que as contas de luz em 2015 terão reajuste médio inferior a 40%. No mês passado, ele já havia dito acreditar que o reajuste ficaria abaixo desse patamar.

ENTENDA o que está fazendo a conta de luz subir

Na terça-feira, no entanto, a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) aprovou os primeiros reajustes do ano, que em alguns casos, superaram os 40%. Além disso, existe a previsão de que a agência vá aplicar uma revisão extraordinária que deve gerar um novo aumento nas contas de luz de até 26% nas contas de luz de consumidores do Sul, Sudeste e Centro Oeste.

“Houve alguns reajustes ordinários anteriores ao processo de renegociação daquele contrato do financiamento. Portanto, ao longo dos 12 meses, nós continuamos acreditando que o impacto será aquele que nós havíamos falado [inferior a 40%]”, disse o ministro ao chegar à sede do Tribunal de Contas da União em Brasília para a posse de Vital do Rego como novo ministro da corte.

Braga se refere à tentativa de renegociar com bancos a taxa de juros e o prazo de pagamento do empréstimo de R$ 17,8 bilhões tomado no ano passado para socorrer as distribuidoras. Esses empréstimos já estão encarecendo as contas de luz em 2015, pois estão sendo repassados aos consumidores.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.