Buscar

Dólar tem terceira alta seguida e fecha a R$ 2,465, com eleições e exterior

O dólar comercial teve a terceira alta seguida nesta quinta-feira (16) e fechou com valorização de 0,28%, cotado a R$ 2,465 na venda. Na véspera, o dólar já tinha avançado 2,38%. 

Apenas nas últimas três sessões, a moeda acumula alta de 3%. 

Os investidores continuaram de olho no contexto político brasileiro. 

Cenário eleitoral

Divulgadas na noite desta quarta-feira (15), pesquisas Datafolha e Ibope mostram que o candidato Aécio Neves (PSDB) e a presidente Dilma Rousseff (PT) continuam tecnicamente empatados na corrida presidencial.

O tucano aparece numericamente à frente nos dois levantamentos, mas o empate acontece por causa da margem de erro, que é de dois pontos percentuais para cima ou para baixo em ambos.

Nas duas pesquisas, o senador mineiro obteve 51% dos votos válidos, e Dilma, 49%, percentuais idênticos aos das pesquisas anteriores, divulgadas na última quinta-feira (9).

O mercado estava fazendo apostas grandes demais numa vitória do Aécio. As pesquisas mostram que não vai ser tão fácil assim, disse o superintendente de câmbio da corretora Advanced, Reginaldo Siaca, à agência de notícias Reuters.

Também azedou o humor do mercado o fato de ter subido a rejeição sobre o tucano, preferido dos mercados financeiros por prometer uma política econômica mais ortodoxa, ainda de acordo com operadores ouvidos pela Reuters.

Também influenciaram as declarações do ex-presidente do Banco Central Armínio Fraga --já anunciado como ministro da Fazenda caso Aécio vença as eleições. Ele disse à Reuters, na véspera, que em um eventual governo tucano o atual programa de intervenções no mercado de câmbio será encerrado imediatamente. 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.