Buscar

Energia solar em Sidrolândia tem apenas índice de 0,37% em relação a população

Os custos para implantação do sistema nas residências, ainda estão "amargos" para a classe média, aponta especialistas

Cb image default
 

Quem anda pelas rua de algumas cidades do MS, percebe que as placas de energia solar estão dominando os telhados das residências, principalmente  nas de moradores da classe alta para a média.

Sidrolândia já conta com várias residências com abastecimento gerado pela energia solar, porém, ainda é pouco explorada devido ao custo/benefício ainda pesado para a renda de uma família classe média.

Em relação a população,  Sidrolândia tem apenas 0,37% é atendida por algum projeto fotovoltaico. A constatação é com base em dados compilados do Movimento Solar Livre e obtidos a partir de tabulação produzida pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). As informações são atualizadas, referentes a 18 de novembro deste ano.

A agência também confirmou no final de outubro aumento da conta em até 16% para 8 milhões de consumidores, incluindo Distrito Federal, Goiás e São Paulo. Isso já abre brecha para o reajuste poder ocorrer em Mato Grosso do Sul no próximo ano.

Essas medidas, no Estado, foram um pouco apaziguadas porque o governo de Mato Grosso do Sul, a partir de outubro, colocou em vigor a redução de 3% do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) nas contas de energia elétrica. A regra está vigente enquanto a bandeira da escassez hídrica valer. Em termos de patamar, quem tem consumo acima de 500 kW/h tem redução de 22%; consumo mensal de 201 a 500 kW/h, 17%; e consumo menor de 20 kW/h, redução de 14%.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.