Publicado em 25/05/2014 às 19:30, Atualizado em 26/10/2016 às 09:47

Exportação do frango gerou receita de US$ 99 milhões

Esse quadro resultou na formação de cinco polos produtivos: Itaquiraí, Caarapó, Dourados, Aparecida do Taboado e Sidrolândia

Osvaldo Júnior., Correio Estado

O avanço da produção de grãos em Mato Grosso do Sul impulsiona outra cadeia produtiva, a de frango. A receita proporcionada pela exportação da carne dessa ave somou, no primeiro quadrimestre deste ano, US$ 99,15 milhões de acordo com dados do Ministério do Desenvolvimento Indústria e Comércio (MDIC). 

O valor, que representa alta de 42% em dois anos, elevou o frango para a quarta posição entre os produtos da balança comercial do Estado, atrás da carne bovina, celulose e soja

“O crescimento das safras de grãos possibilitou o aumento da produção de frango”,  afirmou o coordenador de agronegócio de pecuária da Seprotur, Rubens Flávio Mello Corrêa. Ele explica que 88% da ração da ave é composta por milho e soja – a colheita desses produtos tem sido significativa, alcançando 13,9 milhões de toneladas em 2013/14.

A expansão das lavouras de grãos despertou interesse de investimento da indústria frigorifica. Segundo Corrêa, nos últimos três anos, grandes empresas passaram a investir pesadamente na produção de frango em Mato Grosso do Sul.

Esse quadro resultou na formação de cinco polos produtivos: Itaquiraí, Caarapó, Dourados, Aparecida do Taboado e Sidrolândia.

À frente das unidades desses municípios, estão grupos de elevada participação no mercado: JBS, BRF, Seara e Frango Belo.