Buscar

Reajuste automático da gasolina tem aval de Dilma, diz jornal

O assunto é um embate entre a estatal petroleira e o Ministério da Fazenda, que vê nos possíveis aumentos da gasolina um risco para as metas de inflação

A presidente Dilma Rousseff teria concordado com uma mudança na metodologia de reajustes de preços de combustíveis pela Petrobras, segundo informa neste sábado o jornal Estado De S. Paulo.

A estatal afirmou nesta semana que busca reajustes automáticos com periodicidade determinada para acompanhar a variação de preços do petróleo e derivados no mercados internacional. Conforme a publicação, Dilma deu aval para a proposta de um gatilho que permitiria o reajuste duas ou três vezes ao ano.

O assunto é um embate entre a estatal petroleira e o Ministério da Fazenda, que vê nos possíveis aumentos da gasolina um risco para as metas de inflação do governo federal. Atualmente, o conselho da Petrobras, presidido pelo ministro da Fazenda Guido Mantega, precisa aprovar todas as mudanças de preços. Para não impactar a inflação, a Petrobras assume a diferença entre o preço de importação de diesel e gasolina, mais alto, e o valor praticado no mercado local. Porém, ao arcar com esse custo, a companhia tem menos recursos para investir e menos capacidade de endividamento.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.