Buscar

Análise e Desenvolvimento de Sistemas EAD: guia completo

Venha conosco e entenda tudo sobre essa profissão, o mercado de trabalho e onde estudar.

Cb image default
Divulgação

O Curso de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas EAD é um dos cursos mais procurados, justamente pela perspectiva de futuro que esta profissão proporciona. Mas, afinal de contas, você sabe o que faz o tecnólogo em Análise de Sistemas? Já pensou em se matricular nesse curso?

Venha conosco e entenda tudo sobre essa profissão, o mercado de trabalho e onde estudar. Vamos lá? Continue a leitura do nosso guia completo e descubra!

1. O que faz o tecnólogo em Análise de Sistemas?

O tecnólogo em Análise e Desenvolvimento de Sistemas é o profissional de nível superior encarregado por analisar, documentar, especificar, projetar, implementar, cuidar e testar os sistemas operacionais e a parte lógica dos computadores: os softwares. Além disso, ele é responsável pela manutenção dos sistemas de informação de vários setores.

A carreira de Análise e Desenvolvimento de Sistemas é realmente promissora. Isso porque, com o avanço da tecnologia, existe, cada vez mais, a necessidade de profissionais qualificados nesta área.

No entanto, mais do que aprender a teoria e a prática da sua profissão, é muito importante que o estudante tenha uma boa noção de liderança e empreendedorismo.

Afinal, isso lhe dará condições de entender as demandas dos clientes e, com isso, desenvolver sistemas que resolvam seus principais problemas e necessidades.

2. Quais são as áreas de atuação de Análise e Desenvolvimento de Sistemas?

O analista de sistemas possui várias áreas de atuação, principalmente por ser uma carreira em constante crescimento, em que a demanda é frequentemente alta e poucas vagas são preenchidas.

Na indústria, nas empresas ou de forma autônoma, não é difícil encontrar vagas nessa área.. Abaixo, elencamos algumas áreas onde este profissional pode encontrar oportunidades. Confira!

2.1 Internet das Coisas (IoT)

Uma das áreas onde o analista de sistemas pode exercer suas atividades é a Internet das Coisas. Afinal, ela está reformulando o modo como nós interagimos com a tecnologia.

De forma resumida, a IoT é, por meio de sensores ágeis e softwares inteligentes, uma nova forma de comunicação com a rede e o usuário. Essas conexões possibilitam experiências mais personalizadas.

Não é apenas UMA “coisa”. Qualquer coisa pode entrar no mundo da IoT. Desde uma geladeira, até carros, computadores, relógios e smartphones. Seu objetivo é proporcionar mais conforto e aumentar a produtividade e praticidade em tempo real.

Além disso, diversos órgãos públicos já estão utilizando os recursos advindos da Internet das Coisas. Com tantas possibilidades, o analista de sistemas encontra espaço na IoT para auxiliar no desenvolvimento de soluções, sejam elas softwares ou aplicativos, por exemplo, que auxiliem os usuários a terem uma experiência satisfatória durante sua interação com a internet das coisas.

2.2 Desenvolvimento de Software

Outra área com uma grande demanda é a de desenvolvimento de software. Afinal, elas são ferramentas fundamentais e proporcionam recursos que facilitam a sua vida profissional e pessoal. Todas essas soluções são desenvolvidas pelos analistas que se especializam nessa área de atuação.

Aliás, sabe aquele filminho na Netflix ou no YouTube? Então, seria impossível assisti-los sem a ajuda de um desenvolvedor de software, o qual pensou nestes aplicativos para oferecer estes produtos e serviços.

2.3 Administração de Banco de Dados

O administrador de banco de dados, como o nome sugere, é o profissional responsável por cuidar de um sistema de banco de dados em sua totalidade.

Assim, realiza a manutenção, otimização, segurança e confiabilidade de uma determinada base de dados. Monitorar e aprimorar a performance é o objetivo principal desse profissional.

Contudo, antes de seguir essa área de atuação, é importante analisar se você tem o perfil para atender às demandas dessa profissão do futuro. Atenção, concentração e foco são características fundamentais para quem quer seguir esta carreira.

Além disso, exige muito conhecimento técnico e uma constante atualização, pois, como já citado, essa é uma área que está sempre evoluindo.

2.4 Administração de Redes

O profissional de Análise e Desenvolvimento de Sistemas que se especializa em administração de redes atuará no desenvolvimento de soluções de servidores Windows e redes de dados em ambiente Data Center.

Além disso, está sob sua responsabilidade a realização das redes que integram um sistema operacional, prestar serviços de apoio a uma equipe de pós e pré-venda etc.

2.5 Arquiteto da Informação

O analista especializado em arquitetura da informação é responsável pela descoberta e planejamento antes que um site seja criado, por exemplo. Ou seja, ele é habilitado para resolver as demandas que exigem uma visão mais ampla de um determinado projeto e, com isso, entregar uma solução ao usuário.

Além disso, é necessário que este profissional tenha conhecimentos de UX (user experience, ou experiência do usuário) para que o usuário passe por todo o processo dentro de um site e consiga completar a sua tarefa.

Outros pontos cruciais para se dar bem nessa profissão são: ser um curioso nato e empatia. Afinal, você precisará compreender as necessidades, os desejos e os medos das pessoas que vão usufruir um determinado serviço/produto.

2.6 DevOps e Backend

O analista responsável pela programação do backend é responsável por todas as coisas que você interage de forma indireta na web, como regras de negócio, banco de dados, lógicas de segurança etc.

Para desenvolver a carreira, é importante adquirir, cada vez mais, conhecimento técnico, pois as ferramentas e tecnologias mudam de forma constante (e rápida).

Atuando nas áreas de sistemas e infraestrutura, simultaneamente, o profissional que trabalha com DevOps (sigla de Desenvolvedor e Operações) é responsável pela otimização da produtividade dos desenvolvedores e pela confiabilidade de todas as operações, desde a primeira etapa (de fidelização) até o feedback – parte importante para garantir que o produto atenda às demandas e necessidades dos clientes.

3. Como é o mercado de trabalho?

A inserção no mercado de trabalho para os profissionais de Análise e Desenvolvimento de Sistemas não é uma tarefa difícil. Afinal, profissionais da área de tecnologia estão entre os mais requisitados pelas empresas, tanto no setor privado quanto no setor público. Inclusive, a demanda por essa mão de obra é bastante alta e faltam pessoas para essas vagas.

As empresas de tecnologia da informação (TI) e as que possuem serviços de telecomunicações, de forma tradicional, são as que mais empregam profissionais qualificados na área de Análise e Desenvolvimento de Sistemas.

Além disso, ser um tecnólogo autônomo é uma opção para quem se formou e, ainda, não está inserido no mercado de trabalho. Então, se você gosta de ter mais domínio da sua carreira e tem um espírito empreendedor, pode investir nessa área, tornando-se um consultor e oferecendo diversas soluções às empresas.

Um dos mercados mais promissores para o analista de sistemas é o setor mobile, onde o profissional consegue desenvolver aplicativos que possuam o objetivo de atender diversas demandas e necessidades dos seus clientes.

Além disso, é uma área bastante lucrativa. Afinal, precisamos considerar que o mundo inteiro está cada dia mais globalizado e realizando tudo “na ponta dos dedos”, concorda?

4. Quais são as melhores habilidades e competências necessárias para a área?

Para que o analista consiga obter êxito em sua carreira é importante que ele tenha algumas habilidades que são intrínsecas da área de Análise e Desenvolvimento de Sistemas. Caso você não tenha todas elas, não se preocupe! É possível desenvolvê-las durante a graduação tecnológica. São elas:

• atenção aos detalhes;

• raciocínio lógico;

• curiosidade;

• proatividade;

• empenho em resolver problemas;

• comunicação eficaz;

• liderança;

• inglês avançado (muito importante ter esse conhecimento);

• resiliência;

• conhecimento técnico.

5. Como é a graduação EAD em Análise e Desenvolvimento de Sistemas?

O curso EAD em Análise e Desenvolvimento de Sistemas é uma graduação tecnológica e você pode realizá-lo a distância. Afinal, investir em uma graduação a distância é interessante porque você pode estudar quando e onde quiser. Dessa forma, é possível continuar com a sua rotina habitual e se dedicar aos estudos como preferir.

O curso tecnólogo a distância fornece as ferramentas necessárias para que você se torne um profissional realmente qualificado e preparado para entrar no mercado de trabalho.

Dessa forma, você se tornará capacitado em desenvolver atividades de análise de sistemas, modelagem de processos de negócios, modelagem de dados, projeto de sistemas e programação. Então, saiba que isso pode mudar a sua vida para sempre.

Além disso, ao investir em uma graduação EAD com uma grade curricular atualizada, como o da UNIASSELVI, você aprenderá tudo sobre as perspectivas profissionais, assim como:

• Segurança em Tecnologia da Informação;

• Arquitetura de Computadores;

• Engenharia e Projeto de Software;

• Fundamentos de Redes de Computadores;

• Sistemas e Aplicações Distribuídas;

• Princípios de Banco de Dados;

• Sistemas de Informação;

• Interação Humano-Computador;

• Lógica e Técnicas de Programação;

• Processo de Software;

• Banco de Dados Avançado;

• Introdução ao Desenvolvimento de Sistemas Web;

• Linguagens de Programação e Estruturas de Dados;

• Banco de Dados Relacional;

• Programação para Web I;

• Análise Orientada a Objetos I;

• Gerência de Projetos;

• Implementação de uma Aplicação WEB;

• E muito mais!

Gostou de aprender mais sobre o curso EAD de Análise e Desenvolvimento de Sistemas? Então, que tal conferir mais informações sobre esse curso no site da UNIASSELVI? Clique aqui e saiba mais!

Faça já sua matrícula!

📞Ligue: (67) 9 9876-7273

📬Endereço: Rua Rio Grande do Sul, Nº45, Centro

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.