Buscar

Biomedicina estética existe e é incrível

Os profissionais formados na área têm ótimas oportunidades de trabalho no campo de Biomedicina estética

Cb image default
Divulgação

A Biomedicina é uma das áreas do campo da saúde com maior força no mercado. Especialmente no Brasil, que é uma referência em consumo, inovação e desenvolvimento de intervenções estéticas. Os profissionais formados na área têm ótimas oportunidades de trabalho no campo de Biomedicina estética, seja atuando em clínicas particulares ou em pesquisas.

Então, se você quer descobrir mais sobre a atuação de biomédicos esteticistas e entender se o curso é compatível com o seu perfil, entre outras curiosidades e informações sobre a profissão, confira o restante deste conteúdo!

A seguir, explicamos tudo o que você precisa saber sobre a Biomedicina estética e o mercado dessa área de atuação! Confira!

O que é a Biomedicina estética?

Para entender o que é a Biomedicina estética, vamos, primeiro, apresentar o campo da Biomedicina.

Basicamente, a Biomedicina é a área do conhecimento que combina as práticas da biologia e da medicina para o estudo de patologias em humanos e animais. O principal objetivo dessa profissão é a pesquisa das patologias e suas causas, e o desenvolvimento de tratamentos, medicamentos e vacinas para combater doenças.

Para a formação em Biomedicina, na grade curricular os estudantes são expostos, entre outras, a matérias como:

• anatomia;

• biofísica;

• endocrinologia;

• imunologia;

• bioética;

• microbiologia.

Já a Biomedicina estética, em síntese, lida com os tratamentos, medicamentos e intervenções não-cirúrgicas, dedicadas aos procedimentos estéticos. Na grade curricular de Biomedicina, você encontrará disciplinas relacionadas a biomedicina estética.

O profissional que escolher seguir nesta área, pode atuar tanto no desenvolvimento de novos produtos, tratamentos e técnicas para intervenções estéticas, como no próprio atendimento aos pacientes em consultórios e clínicas.

Inicialmente a estética era apenas uma disciplina exigida na formação de alguns cursos de Biomedicina. Contudo, a demanda por procedimentos estéticos mais avançados e seguros tornou a estética uma especialização da Biomedicina e um campo de estudos com importância e autonomia.

No Brasil, a atuação nesse campo de especialização foi regulamentada em 2010, pelo Conselho Federal de Biomedicina (CFBM). Para se habilitar à atuação, os profissionais precisam ter o bacharelado em Biomedicina e comprovar conhecimento acerca dos procedimentos da profissão de esteta, estabelecidos pela resolução 200/2011 do CFBM.

Assim, para atuar na área de Biomedicina estética e cumprir os requisitos da resolução 200/2011, além do bacharelado em Biomedicina, os alunos precisam cursar uma pós-graduação onde se dedicam de forma aprofundada aos estudos sobre a derme humana e componentes anexos, como pelos, unhas e glândulas, e são treinados para utilizar os chamados métodos invasivos não-cirúrgicos.

Quem pode fazer curso de Biomedicina estética?

Como já mencionado, a estética é uma especialização na área de Biomedicina. Portanto, pode fazer a especialização qualquer pessoa com bacharelado em Biomedicina.

Para uma formação completa, a grade dos alunos de pós-graduação em Biomedicina Avançada contempla, entre outros, conteúdos como:

1o Semestre

• 1 – Tópicos Especiais em Gestão

• 2 – Biossegurança em estética

• 3 – Métodos avaliativos em estética facial e corporal

• 4 – Nutracêuticos e cosmetologia avançada

• 5 – Peelings diferenciados/combinados e eletroestética avançada

• 6 – Estética avançada facial

• 7 – Estética avançada corporal

• 8 – Estética nas intervenções médicas

• 9 – Spa´s e qualidade de vida

Disciplina(s) Optativa(s)

• 1 – Metodologia do Trabalho Científico

• 2 – Metodologia do Ensino Superior

• 3 – Trabalho de Conclusão de Curso – Artigo Científico

De forma direta ou indireta, os Biomédicos estetas estão lidando com o corpo das pessoas, por isso, uma capacitação completa e cuidadosa é fundamental para os profissionais e os pacientes.

Justamente por ser um campo de muitas oportunidades no mercado, infelizmente muitas pessoas se passam por profissionais sem a devida capacitação, e realizam procedimentos de forma inadequada, colocando em risco a vida dos pacientes.

Assim, embora os procedimentos realizados por biomédicos estetas não sejam considerados cirúrgicos (e é importante não confundir com a profissão de cirurgião plástico), eles lidam com substâncias e intervenções que trazem riscos para os pacientes. Por isso, uma capacitação profissional completa é fundamental para quem deseja atuar na área.

Cb image default
Divulgação

Quanto ganha um biomédico esteticista?

A média salarial inicial de um biomédico esteticista no Brasil é de R$3.500,00. No entanto, os vencimentos podem passar de R$10.000,00* mensais a depender dos procedimentos nos quais o profissional se especializa e a forma de atuação (clínica particular, autônomo, pesquisador, etc.)

Considerando que o Brasil é o terceiro maior mercado consumidor de procedimentos estéticos do mundo e que essa é uma área em expansão em vários países, não faltam oportunidades para os formados nessa área tanto dentro como fora do país.

Quais as áreas de atuação de um biomédico esteta?

O profissional pode optar por se especializar em uma ou mais áreas de atuação. Veja a seguir quais são as principais!

Laserterapia

A laserterapia, ou terapia de luz intensa pulsada é uma técnica utilizada para procedimentos como depilação, rejuvenescimento facial, remoção de tatuagens, marcas de acne e outros problemas dermatológicos. As ondas de luz bioestimuladoras e biomoduladoras são aplicadas para estimular a vascularização e a regeneração do tecido.

Radiofrequência estética

A radiofrequência estética, ou eletroterapia utilizam uma corrente elétrica para objetivos como aumento do metabolismo celular, tratamento de estrias e celulite, rejuvenescimento da pele e lipólise (esvaziamento de células de gordura).

Carboxiterapia

Carboxiterapia é outro procedimento que utiliza injeções de gás carbônico para eliminação de estrias, celulite e gorduras localizadas no corpo. O objetivo é melhorar a circulação de oxigênio nos tecidos.

Peelings

Os peelings químicos e mecânicos são técnicas utilizadas para recuperação de marcas na pele, para o rejuvenescimento e prevenção ao fotoenvelhecimento (causado pelo excesso de exposição ao sol). Enquanto os peelings químicos utilizam diversos tipos de ácidos, os mecânicos utilizam técnicas como esfoliação para obtenção dos resultados desejados.

Cosmetologia

A cosmetologia é a área da Biomedicina estética que se dedica à pesquisa e desenvolvimento de novos produtos e técnicas utilizadas na cosmética estética. Essa área também compartilha conhecimentos e profissionais com outros campos, como a farmácia e a cosmética.

Intradermoterapia

A Intradermoterapia trata dos procedimentos estéticos que utilizam a aplicação de medicamentos na derme ou nos tecidos subcutâneos como tratamento estético para problemas como flacidez, celulite e eliminação de gorduras localizadas.

Pronto para iniciar sua carreira na Biomedicina estética?

Para iniciar sua carreira na Biomedicina estética, o primeiro passo é fazer uma graduação em Biomedicina para, depois, seguir para especialização em estética!

Se você procura um curso que seja flexível, sem perder em qualidade no conteúdo e na formação, te convidamos a conhecer o curso de Biomedicina da UNIASSELVI.

Ofertado nas modalidades EAD e semipresencial, o curso UNIASSELVI de Biomedicina tem duração de 8 semestres, cumprindo a resolução nº 052/2018, tendo o mesmo reconhecimento pelo MEC do que o obtido pelas graduações presenciais.

Então, aproveite para conferir mais informações sobre a grade curricular e o curso de Biomedicina UNIASSELVI e dê o primeiro passo rumo a um novo futuro profissional na Biomedicina estética!

📞Ligue: (67) 9 9876-7273

📬Endereço: Rua Rio Grande do Sul, Nº45, Centro

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.