Buscar

Borracha escolar é instrumento do demônio, diz educador

Segundo ele, o instrumento faz com que as crianças sintam vergonha de seus erros e deve ser banido das salas de aula

Guy Claxton, professor da King’s College, diz que escola precisa se aproximar da realidade (Foto: )

Um educador inglês fez uma afirmação inusitada em entrevista ao jornal “DailyTelegraph”. GuyClaxton, que é professor visitante da King’sCollege e cientista cognitivo, disse que as borrachas são “um instrumento do diabo” e que deveriam ser banidas das escolas.

De acordo com o site O Globo, o posicionamento enfático do estudioso é explicado pela ideia de que o material escolar faz com que as crianças se sintam envergonhadas de seus erros. Segundo Claxton, as escolas devem fazer com que os alunos reconheçam os erros para que estejam aptos a lidar com a realidade.

“A borracha é um instrumento do diabo porque perpetua uma cultura de vergonha sobre o erro. É um maneira de mentir para o mundo, que diz ‘Eu não cometi um erro. Fiz direito na primeira vez.’É isso que acontece quando você você apaga e substitui o erro”, argumentou Guy Claxton. É necessário que as crianças aprendam com os erros, defende.

O educador ressalta que é preciso criar uma cultura onde as crianças não tenham medo de cometer erros, onde olhem e aprendam com eles. Segundo Claxton, é importante que os alunos se interessem pelo processo de obtenção de resposta e as escolas devem deixar de lado a obsessão por boas notas. E que esse passo é importante para reduzir a distância entre a vida real e a escola.

“ A escola não deve ser apenas uma lugar para obter respostas para passar nos testes, ela deveria ser uma preparação real de vida para todas as crianças. Devemos reduzir o fosso entre o que é aprendizagem no mundo real e a maneira como ela está configurada na escola”, explicou.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.