Buscar

Cursos em EAD: aquele extra sobre o assunto

Se você quer retomar os estudos para ter um salário melhor e mais oportunidades de trabalho, os cursos em EAD podem ser o primeiro passo

Cb image default
Divulgação

A modalidade de Ensino à Distância (EAD) se tornou um grande incentivador para pessoas com diferentes níveis educacionais a continuarem os estudos, conciliando os cursos com o trabalho e tarefas domésticas.

Se você quer retomar os estudos para ter um salário melhor e mais oportunidades de trabalho, os cursos em EAD podem ser o primeiro passo nesse caminho.

Então, veja a seguir como funcionam os cursos EAD e quais os tipos oferecidos nessa modalidade!

Como funcionam cursos em EAD

O Ensino à Distância existe há muito tempo. Antes da internet, eles eram também conhecidos como cursos por correspondência. Porém, foi só com a evolução da banda-larga que a modalidade EAD se popularizou e ganhou maior respaldo do mercado profissional.

Assim, atualmente, existem diversos tipos de cursos ofertados na modalidade EAD, oferecidos por instituições de ensino, órgãos governamentais, empresas e ONGs.

Neles, normalmente, os alunos têm acesso à aulas gravadas e material de suporte em plataformas de ensino mantidas por essas instituições. Após concluir o curso e passar por uma avaliação, os estudantes recebem então um certificado comprovando a realização e conclusão do curso.

Enquanto alguns cursos são “livres” e se preocupam mais com o desenvolvimento de algumas habilidades específicas, outros são profissionalizantes, focados no mercado de trabalho e outros ainda são os de faculdades e universidades, que garantem um diploma de Ensino Superior.

Dessa forma, os cursos em EAD proporcionam oportunidades para pessoas com qualquer nível de formação continuarem estudando e milhões de pessoas que não teriam a possibilidade de realizar a modalidade presencial podem fazer cursos à distância, não importa onde estejam!

Então, veja a seguir mais detalhes sobre os tipos de cursos oferecidos em formato EAD e entenda qual é mais adequado para você continuar a sua formação!

Cursos livres em EAD

Os cursos livres em EAD são de curta duração, com carga horária que varia de duas horas até 60 horas.

Em geral, são cursos das mais diversas áreas, como culinária, idiomas, uso de softwares, computação, design, fotografia, artesanato, etc.

Embora grande parte forneça certificação, eles não precisam de regulamentação do Ministério da Educação (MEC) para funcionar. Isso porque qualquer pessoa pode fazer cursos livres, não sendo exigido um nível de escolaridade prévio para se matricular.

Ainda assim, independente da escolaridade, esse tipo de curso é uma excelente forma de aprimorar o currículo, adicionando habilidades e competências importantes para certos segmentos do mercado de trabalho.

Conheça os cursos livres em EAD da UNIASSELVI!

Cursos Técnicos em EAD

Os Cursos Técnicos em EAD são cursos profissionalizantes de média duração, com carga horária que varia de seis meses a dois anos.

Essa é uma modalidade considerada como um intermediário entre o Ensino Médio e o Ensino Superior. Assim, para realizar um Curso Técnico é preciso ter concluído ou estar matriculado no Ensino Médio.

Diferente dos cursos universitários de Nível Superior, os Cursos Técnicos têm duração mais curta e são focados no desenvolvimento de habilidades voltadas para o mercado de trabalho.

Existem Cursos Técnicos para as mais diversas áreas, como Vendas, Contabilidade, Administração, Marketing, Design, Computação, etc. Para uma instituição criar e oferecer um Curso Técnico é necessário obter aprovação do MEC para gerar certificado de conclusão do curso.

Assim, os Cursos Técnicos são uma boa opção para quem deseja fazer rapidamente a formação para concorrer a melhores oportunidades de trabalho.

Conheça os cursos técnicos em EAD da UNIASSELVI!

Cursos de Nível Superior em EAD

As graduações, ou cursos de Nível Superior, envolvem as modalidades tecnólogo, bacharelado e licenciatura. Ou seja, são os cursos oferecidos em faculdades e universidades, com duração média de dois a seis anos.

Normalmente, os cursos de tecnólogos têm duração mais curta e são focados em uma rápida inserção no mercado de trabalho. Já os cursos de bacharelado são o caminho natural para começar uma carreira em áreas como Engenharia, Psicologia, Direito, Arquitetura, etc. E os cursos de licenciatura são voltados para pessoas que desejam iniciar uma carreira como professor em escolas particulares e/ou públicas.

Além disso, ter concluído um curso de Nível Superior é o requisito necessário para fazer uma Pós-graduação, que ainda é a melhor forma de garantir melhores salários e cargos em empresas e vagas de concursos.

Conheça os cursos de nível superior em EAD da UNIASSELVI!

Cb image default
Divulgação

Cursos de Pós-graduação em EAD

Os cursos de Pós-graduação são, naturalmente, o passo seguinte para quem concluiu um curso de Nível Superior e quer continuar se especializando na área. Por outro lado, esse tipo de curso também é uma opção para quem já se formou, mas deseja mudar de ramo ou o foco de atuação.

Em sua maioria, os cursos de Pós-graduação em EAD são oferecidos na modalidade lato sensu, que têm duração média de seis meses.

Esses cursos têm como objetivo o aprofundamento teórico e prático em uma área específica, capacitando os alunos com diferenciais importantes na atuação profissional.

Já as Pós-graduações stricto sensu, também conhecidas como “mestrado”, são cursos mais voltados para as pesquisas acadêmicas e científicas, mais indicados para quem deseja seguir uma carreira como pesquisador e/ou professor universitário.

Conheça os cursos de pós-graduação em EAD da UNIASSELVI!

Com a Uniasselvi seu sucesso é garantido!

📞Ligue: (67) 9 9876-7273

📬Endereço: Rua Rio Grande do Sul, Nº45, Centro

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.