Buscar

Existe idade certa para aprender um novo idioma?

Pesquisas científicas afirmam que pessoas de idade mais avançada tem maior capacidade de atenção do que crianças e adolescentes

Cb image default
Divulgação

Um estudo publicado no ano de 2018 pela Massachusetts Institute of Technology (MIT) – um consagrado centro de pesquisa dos EUA – apontou que a melhor fase de vida para se aperfeiçoar em um novo idioma seria por volta dos 10 anos de idade. Já outros especialistas preferem afirmar que cada etapa da vida possui particularidades, vantagens e desvantagens. Para esclarecer todas as dúvidas sobre o tema, especialistas do setor pedagógico da KNN comentam as vantagens de cada fase de vida e como o aprendizado de idiomas é interessante para todas as faixas etárias.

Adultos na escola rendem mais?

Pesquisas científicas afirmam que pessoas de idade mais avançada tem maior capacidade de atenção do que crianças e adolescentes, por exemplo. Esse é um dos pontos positivos na experiência em sala de aula, fazendo com que o andamento da aula seja mais produtivo. Além do valor empregado no estudo é um fator determinante para o avanço do aprendizado. “Com o passar do tempo, percebemos (na KNN) que o engajamento do público mais velho, que sente que está fazendo um investimento pessoal ao aprender este novo idioma, pode ser grande. A capacidade de absorção do conteúdo não interfere em seu aprendizado se houver força de vontade da parte dele”, avalia.

Memória ativa

Assim como o corpo, o cérebro também necessita ser exercitado por toda a vida. A coordenadora do curso de espanhol da KNN, Karina Salazar, reforça a ideia do estudo como prática de exercício da mente. “É uma forma de manter a cabeça ativa e de se relacionar com outras pessoas. A sociabilidade de uma aula em grupo traz experiências enriquecedoras. Em uma vida corrida, cheia de tarefas e preocupações, o momento de estudar se torna alívio e os nossos professores são preparados justamente para proporcionar este momento de descontração para os alunos, sejam eles de qualquer faixa etária”, comenta.

Método que dá certo

Já dizia a famosa frase de Leonardo da Vinci: “A simplicidade é o último grau da sofisticação”. Esse pensamento norteia o método de ensino da KNN, que foi inteiramente desenvolvida para pessoas cujo idioma materno é o português, buscando facilitar o que costuma ser difícil e acelerar o que é naturalmente fácil.

A habilidade da fala é trabalhada desde o primeiro dia, em todas as aulas, fazendo com que o aluno consiga adquirir fluência em menos tempo. Para todos alcançarem seus objetivos e sonhos assim como nosso aluno da KNN de Sidrolândia, Leonir Laerte Pedrini, de 51 anos.

O estudante do Book 1 que trabalha na área da agronomia, e sempre quis aprender um novo idioma. “Uma hora você pode precisar do inglês para se comunicar melhor e se sair bem em alguma situação, como já aconteceu! Além de trazer uma oportunidade melhor de serviço.” Disse ele.

Faça como o Leonir e venha pra KNN Idiomas. Conheça nossa unidade e os cursos que oferecemos!

KNN IDIOMAS – Rua Rio Grande do norte, 67 – centro

(67) 99211-1753

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.