Buscar

Gêmeos são presos usando pontos eletrônicos e RGs falsos durante prova do Enem em Montes Claros

O INEP informou que os dois envolvidos foram desclassificados do Enem.

Cb image default

Foto: Juliana Gorayeb/G1

Dois rapazes, de 22 anos, foram presos em Montes Claros no início da tarde deste domingo (4) suspeitos de tentarem fraudar o Exame Nacional do Ensino Médio, no primeiro dia de provas. Segundo informações da Polícia Militar, os dois são irmãos gêmeos e foram flagrados na mesma sala logo no início da aplicação das provas; eles estavam utilizando pontos eletrônicos, aparelhos celulares, fones de ouvido e documentos de identidade falsos. O caso foi registrado na Escola Estadual Armênio Veloso, no Bairro de Lourdes.

Segundo o coordenador municipal do Enem em Montes Claros, Osmano de Sousa, os irmãos foram vistos em atitude suspeita dentro da sala de aula, por volta das 13h30. Os aplicadores informaram à coordenação, que solicitou que os dois fossem revistados. Os gêmeos tinham nos bolsos telefones celulares, fones de ouvido e identidades falsas. Nos ouvidos eles utilizavam pontos eletrônicos.

O INEP não autorizou um representante a comentar o assunto; Osmano de Sousa afirmou ao G1 que o fato trata-se de um caso isolado e não houve outros registros em nenhuma outra escola da cidade. Sousa garantiu ainda que todas as medidas cabíveis foram tomadas e a ocorrência não prejudicou os outros alunos que prestavam prova no colégio Armênio Veloso.

A Polícia Militar registrou boletim e encaminhou os irmãos à Polícia Federal no fim da tarde deste domingo. Não há informações sobre como o esquema de fraude eletrônica funcionaria e quem repassaria as respostas aos irmãos. O INEP informou que os dois envolvidos foram desclassificados do Enem.

De acordo com a Polícia Federal, os irmãos responderão pelo crime previsto no artigo 311-A, inciso III do Código Penal [fraude em certame público], com pena de 1 a 4 anos; eles serão levados a uma unidade prisional. O advogado dos rapazes não foi localizado até esta publicação.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.