Publicado em 28/07/2020 às 14:03, Atualizado em 28/07/2020 às 18:04

Governo publica decreto que prorroga suspensão das aulas presenciais até setembro

Em funcionamento reduzido desde março, unidades escolares da Rede Estadual seguirão abertas para atendimento e distribuição das atividades impressas aos estudantes sem conectividade

Vinícius Espíndola, SES ,
Cb image default

O Governo de MS, por intermédio da Secretaria de Estado de Educação (SED), tornou público, nesta terça-feira (28.07), o Decreto n. 15.479 que prorroga a suspensão das aulas presenciais nas unidades escolares da Rede Estadual de Ensino (REE) até o dia 7 de setembro. O documento pode ser consultado na edição n. 10.237 do Diário Oficial do Estado (DOE). Com a medida, os 210 mil estudantes da REE seguirão com as aulas remotas, iniciadas no dia 23 de março, em função do avanço da pandemia da Covid-19, causada pelo novo coronavírus.

A decisão também dá continuidade à rotina já adotada nas unidades escolares. As escolas da Rede Estadual seguirão com o funcionamento em regime de escala e a manutenção de atividades essenciais, como a distribuição dos materiais impressos para os estudantes que não possuem conectividade e atendimento à comunidade escolar – com data e horários previamente agendados.

Aulas remotas

Em prática desde o final de março, as Aulas Remotas foram iniciadas com o apoio de diversos canais para distribuição de conteúdo, como aplicativos e sites criados pelas escolas da REE. A Secretaria de Estado de Educação (SED) ampliou o uso da plataforma Protagonismo Digital, que funciona como um acervo de ferramentas para o ensino não presencial.

Para complementar esse trabalho, foi lançada a parceria com a Google Inc. que possibilitou o acesso aos aplicativos da GSuite for Education, com e-mails criados para todos os estudantes e professores da Rede Estadual, viabilizando o acesso aos canais de suporte às aulas remotas. Outra importante parceria foi firmada a Microsoft, que possibilitou a criação de contas que permitem o acesso aos aplicativos do pacote Office 365 e outras ferramentas, agora ao alcance de todos os estudantes e profissionais da educação da Rede Estadual.

Destaque desse período, a transmissão das aulas pela TV Aberta, por meio do sinal digital, levaram o suporte aos estudantes por meio das atividades televisionadas, nos canais da multiprogramação da TV MS Record e também da TV Educativa. Para promover o acesso à todos, a SED também disponibilizou o sinal da transmissão em tempo real, pela internet, diretamente pelo site da Secretaria.