Buscar

Graduação: descubra tudo que não te contaram até hoje

Está se preparando para fazer uma graduação, mas ainda está cheio de dúvidas sobre o assunto? Não se preocupe! Descubra todas as respostas neste guia completo sobre o assunto!

Cb image default
Divulgação

Falar em graduação é algo que desperta o interesse e a curiosidade das pessoas, principalmente das mais jovens, pois é um processo muito importante dentro do desenvolvimento pessoal e profissional. Afinal de contas, é na graduação que damos os primeiros passos em busca de mais capacitação e da realização de nossos sonhos. Contudo, é comum surgirem dúvidas sobre esse percurso.

Para você sair na frente, eliminar suas dúvidas e matar a curiosidade, produzimos este artigo para te mostrar tudo o que não te contaram sobre a graduação até hoje. É uma verdadeira coleção de informações valiosas para você conhecer mais sobre esse universo encantador e até mesmo assustador para algumas pessoas!

Vamos lá?

1. O que é uma graduação?

Graduação é uma formação profissional de nível superior, técnico-científico e que permite ao indivíduo focar em uma área específica para o desenvolvimento de suas habilidades e construção de carreira profissional. Ou seja, a graduação está diretamente ligada ao saber formal – aquele que se adquire através de um ensino regulamentado – e também ao desenvolvimento profissional de quem a cursa.

Existem graduações das mais diversas áreas, portanto, o ‘terceiro grau’ é uma espécie de especialização de quem já passou pelas áreas comuns do saber, constituídas pelo ensino fundamental e médio.

É na graduação que você escolhe uma área específica para seguir e se aprimorar, desenvolvendo habilidades que vão diferenciar você de profissionais de outras áreas, envolvendo estudos de diferentes áreas e aquisição de conhecimentos e técnicas próprias. Por isso, normalmente os cursos são divididos em áreas do conhecimento, como:

• Ciências Humanas;

• Ciências da Natureza;

• Línguas;

• Ciências Exatas;

• Engenharias; e

• Artes;

2. O que se aprende na graduação?

Na graduação você vai aprender uma série de disciplinas – também chamadas de cadeiras – relacionadas à área do saber da qual se origina o seu curso. Por exemplo: quem faz direito, vai consumir saberes das ciências humanas, obtendo conhecimentos mais específicos acerca de filosofia, ética e legislações. Já quem escolhe engenharia civil, vai se orientar pelos saberes das ciências exatas, convivendo diariamente com matemática, física e cálculo.

Além dos saberes formais adquiridos, o estudante também aprende algumas habilidades que vão sendo desenvolvidas junto com a sua maturidade. Ele terá mais liberdade para optar entre uma matéria e outra em alguns casos e precisará ter mais responsabilidade para entregar o que é proposto e ter um bom aproveitamento.

Estudantes de graduação também aprendem bastante no dia a dia acadêmico, na troca com professores, colegas e no intercâmbio de ideias e saberes que vão formar o profissional, além das disciplinas ofertadas nos cronogramas preestabelecidos. Ou seja, a graduação extrapola os limites de um aprendizado técnico formal, ensinando também algumas normas sociais e habilidades de convivência.

3. Quem pode fazer uma graduação?

Qualquer pessoa que tenha concluído o seu ensino médio pode fazer uma graduação, não importa a idade ou a forma que esta pessoa o tenha feito: se você tem um certificado de conclusão do ensino médio, você pode concorrer a uma vaga em uma instituição para cursar a sua graduação.

O que é preciso estar atento, é em relação às formas de ingresso de cada instituição, pois elas possuem formas próprias de admissão, ou seja, de aceitar o aluno para realizar o curso. A maioria adota o concurso vestibular, seja pelo ENEM ou por outra prova, outras são pela realização de concursos próprios e algumas outras permitem o ingresso através do histórico escolar.

DicaDaGio

Você ainda não concluiu o ensino fundamental ou médio, mas gostaria de fazer uma graduação? O ENCCEJA é a oportunidade perfeita para você dar o primeiro passo na realização desse sonho. A UNIASSELVI preparou uma série de conteúdos exclusivos para te ajudar. Acesse agora mesmo!

4. Qual a diferença entre faculdade e graduação?

A faculdade é conhecida como equivalente ao nível acadêmico imediatamente superior ao ensino médio. Contudo, nem toda faculdade é uma graduação. Na verdade, o mais correto é usar o termo “faculdade” para se referir às instituições que ofertam cursos superiores, que podem ou não se tratar de graduações.

Além das graduações, que dão aos estudantes o título de licenciado, bacharel ou tecnólogo, como veremos mais adiante, as faculdades também podem oferecer cursos técnicos, pós-graduações latu senso (MBAs e especializações) e stricto senso (mestrados e doutorados) e cursos de extensão.

5. Quanto tempo dura uma graduação?

Os cursos de graduação podem durar de dois a seis anos. Os mais curtos contam com graduação nas áreas de Gestão Comercial, Logística e Design de Moda. Já entre os mais longos, encontram-se algumas engenharias

No Brasil, os cursos de graduação devem obedecer cargas horárias mínimas que são determinadas pelo MEC – Ministério da Educação – para serem considerados cursos de terceiro grau, portanto, não são as instituições de ensino superior que determinam a duração dos cursos, mas as regulações vigentes de governo.

6. O que é o diploma de graduação?

Um diploma de graduação ou certificado de conclusão de curso, como também pode ser chamado, é o documento emitido por instituições de nível superior credenciadas pelo MEC que certificam que o estudante concluiu o curso de graduação (nível superior) junto àquela unidade e possui o terceiro grau de instrução.

Obter esse documento ao concluir a graduação é fundamental para que o profissional possa comprovar sua habilitação e concorrer a vagas na iniciativa privada ou pública. Normalmente, o diploma é entregue aos estudantes após a conclusão dos cursos na cerimônia de colação de grau.

7. Graduação EAD e presencial são a mesma coisa?

Sim e não. Os cursos presenciais e os cursos EAD possuem a mesma validade em relação à qualidade de ensino e ao diploma, concedendo o mesmo grau para o estudante que concluiu seus estudos de uma forma ou de outra, sem distinção.

No entanto, em uma graduação presencial, é exigido que o aluno compareça a uma carga horária mínima na instituição de ensino de forma física, tendo de estar presente nas aulas em horários predeterminados.

Já na graduação EAD, o aluno realiza a maioria dos seus estudos a distância, sem a necessidade de estar presente todos os dias em uma instituição de ensino, tendo de comparecer apenas em alguns dias (geralmente uma vez por semana ou quando há provas) para atividades específicas.

Veja também:

Curso a distância: tudo o que você precisa saber sobre essa modalidade

8. Qual a diferença entre tecnólogo, bacharelado e licenciatura?

Tanto o tecnólogo quanto o bacharelado e a licenciatura são cursos de graduação, ou seja, concedem o nível superior a quem os finaliza e conquista o seu diploma. Entretanto, eles têm finalidades diferentes.

Tecnólogo é o nome dado ao curso superior em tecnologia, contando com cursos mais específicos voltados a uma realidade de mercado mais nichada. Geralmente, os cursos tecnólogos têm a duração de dois ou três anos, sendo os cursos de graduação mais curtos disponíveis, mas com alta capacidade de crescimento profissional. Por exemplo, podemos citar o tecnólogo de recursos humanos, gestão de tecnologia da informação e secretariado escolar.

O bacharelado é uma formação superior mais ampla, mas específica dentro de uma área do conhecimento, não sendo tão focada quanto o tecnólogo. Quem possui bacharelado recebe o grau de bacharel na área em que vai atuar, podendo ser um profissional de atuação diversificada. É a formação mais comum, estando presente, entre outros cursos, no direito, publicidade, engenharias, letras e design.

Já a licenciatura é o curso de graduação para quem quer ou precisa ensinar. É como se fosse um curso de bacharelado, mas com a adição de matérias específicas para o ensino de conhecimento, como psicologia educacional e didática escolar. Somente quem tem licenciatura é que pode lecionar e ser professor de forma regulamentada.

Alguns cursos, como Matemática, Química, Física, Letras, Educação Física, História, Geografia e Filosofia oferecem tanto a possibilidade de obter o título de licenciado como de bacharelado. Nesses casos, normalmente, há a possibilidade de obter as duas habilitações na mesma graduação. Para isso, o estudante deverá cursar as disciplinas obrigatórias de ambas as grades curriculares.

9. Na graduação vou estudar só o que gosto?

Esse é um dos grandes mitos da graduação. É claro que você vai estar em contato com disciplinas de uma área que é mais do seu interesse, mas provavelmente você vai ter uma matéria que gosta mais do que a outra ou que possui mais familiaridade.

Isso, no entanto, não é motivo para desanimar, pois, são justamente essas diferenças na graduação que torna o curso superior tão plural, com profissionais em atuação de distintas formas. Lembre-se de que todas as disciplinas da grade curricular são importantes para uma formação completa e que capacita para a realidade profissional.

10. Como conseguir uma bolsa de estudos para graduação?

Uma das grandes preocupações de vários estudantes que querem entrar em uma faculdade é os custos que uma graduação envolve. Felizmente, hoje existem vários programas de bolsas e financiamento para que estudantes paguem os estudos de nível superior.

O ProUni (Programa Universidade Para Todos) é o mais conhecido dentre esses programas. Trata-se de uma iniciativa do Governo Federal que oferece bolsas integrais e parciais para estudantes de graduação, tanto da modalidade presencial como EAD.

Para concorrer às bolsas pelo ProUni, é exigido que o candidato tenha realizado a última edição do ENEM, obtendo uma pontuação de ao menos 450 pontos nas provas realizadas e acima de 0 na redação. Outra exigência é possuir renda familiar bruta de até três salários mínimos por pessoa.

O FIES, por sua vez, é o principal programa de financiamento para estudantes do ensino superior. Nesse caso, o programa garante o financiamento do curso e o estudante só começa a pagar após concluir a graduação.

11. É possível fazer intercâmbio na graduação?

Hoje, um dos grandes atrativos de fazer uma graduação é a possibilidade de realizar um intercâmbio educacional e cultural. Fazer um intercâmbio é uma ótima oportunidade para entrar em contato com outra cultura, ganhar experiência profissional e até mesmo aprender uma nova língua.

Por isso, o mercado costuma valorizar muito as experiências internacionais de candidatos, por isso, o intercâmbio é visto com bons olhos por estudantes de todas as áreas.

Graças ao processo de internacionalização do ensino no qual muitas universidades investem, atualmente acessar programas de intercâmbio no ensino superior é muito mais fácil do que há alguns anos. Alguns programas oferecem inclusive bolsas de auxílio para que os alunos possam custear os gastos com transporte, alimentação e hospedagem durante o intercâmbio.

Os programas de intercâmbio têm incluído até mesmo cursos ofertados na modalidade EAD.

Portanto, nossa recomendação é que, se você tem interesse em realizar um intercâmbio, procure se informar sobre essa possibilidade no curso e na instituição de ensino para a qual você pretende se inscrever.

12. Quem faz graduação ganha mais dinheiro?

Sim. A graduação pode aumentar o salário de quem a faz em cerca de 25%, segundo pesquisa da Catho Educação, possibilitando melhor estabilidade financeira e crescimento profissional ao longo dos anos. Profissionais sem uma graduação costumam ficar em patamares semelhantes de ganho a vida toda, diferente de quem possui uma graduação, em que a tendência é de aumento recorrente.

Por isso, a continuidade da formação acadêmica é tão importante no mercado de trabalho. Quanto maior o nível de especialização dos profissionais, maiores os ganhos.

13. Graduação é sinônimo de sucesso?

É evidente que a graduação vai ajudar você a dar passos maiores, conquistar novos horizontes e contribuir de forma mais ativa à sociedade, no entanto, ela não é sinônimo de sucesso, pois isso também vai depender do esforço de quem a conclui.

Uma graduação fornece a você a comprovação formal de uma habilidade, o que é um excelente ganho. No entanto, bons profissionais precisam estar em constante evolução e aprendizado, tanto formal quanto pessoal para conseguir obter mais sucesso, vencer novos desafios e conquistar melhores posições no mercado.

14. O que vem depois da graduação?

Depois da graduação vem um mundo ainda maior de possibilidades. Você pode fazer uma pós-graduação, um mestrado, depois um doutorado e ainda um pós-doutorado para se especializar ainda mais em um assunto do seu interesse e tornar-se referência no tema, aumentando suas chances de sucesso profissional.

Você também pode cursar um MBA (Master of Business Administration) e se tornar um especialista em gestão ou administração de alguma área específica. Depois de uma graduação, o céu será o limite para você!

Leia também:

Pós-graduação à distância, descubra todos os detalhes.

O que mais você gostaria de saber sobre a graduação?

Ufa! Abordamos assuntos bastantes pertinentes quando o assunto é graduação neste texto e esperamos que você tenha sanado a maioria das suas dúvidas e aprendido coisas novas.

Tem algo a mais que você gostaria de saber sobre graduação? Conta aí para gente!

Antes de terminar esse artigo, temos uma super novidade para te contar. Agora a UNIASSELVI também conta com cursos técnicos. Essa é mais uma oportunidade para você se capacitar para tornar-se um profissional de ponta no mercado de trabalho.

Para te ajudar a decidir qual graduação tem mais a ver com você, a UNIASSELVI preparou um teste de personalidade, 100% online:

Faça já a sua matrícula!

📞Ligue: (67) 9 9876-7273

📬Endereço: Rua Rio Grande do Sul, Nº45, Centro

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.