Buscar

Inscrições para cursos técnicos a distância do IFMS vão até 10 de janeiro

São oferecidas 550 vagas para os cursos técnicos subsequentes em Administração e Manutenção e Suporte em Informática em dez municípios

Cb image default
Divulgação

O Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) segue com inscrições abertas até 10 de janeiro no processo seletivo para ingresso em cursos técnicos subsequentes ao ensino médio, oferecidos na modalidade a distância, no 1º semestre de 2021.

São ofertadas 550 vagas para os cursos técnicos em Administração e em Manutenção e Suporte em Informática. As vagas são distribuídas nos municípios de Água Clara, Aquidauana, Camapuã, Campo Grande, Corumbá, Costa Rica, Coxim, Dourados, Naviraí e Ponta Porã.

Os cursos técnicos subsequentes são destinados a quem já concluiu ou irá concluir o ensino médio até a data da matrícula, prevista para março do ano que vem.

Com duração mínima de um ano e meio, os cursos técnicos ofertados têm encontros presenciais semanais.

O quadro completo de vagas, o cronograma e as regras do processo seletivo estão disponíveis no edital de abertura, publicado na Central de Seleção do IFMS.

Inscrições - São gratuitas e devem ser feitas na Página do Candidato da Central de Seleção.

No ato da inscrição, o candidato deverá informar o número do Cadastro de Pessoa Física (CPF) em seu nome e escolher uma das opções de cursos/campi ou polo/turno oferecidos pelo IFMS no edital.

Também no ato da inscrição, o candidato deverá informar se é beneficiário de ação afirmativa (cotista).

Metade das vagas ofertadas é reservada aos candidatos que cursaram todo o ensino médio na rede pública de ensino. Desse total, há reserva de vagas aos que comprovarem renda familiar per capita igual ou inferior a um salário mínimo e meio, aos que se autodeclararem pretos, pardos ou indígenas, e a pessoas com deficiência.

Candidatos pretos e pardos deverão passar por uma banca de heteroidentificação para que se comprove a veracidade da autodeclaração.

Seleção - Será feita por sorteio eletrônico, previsto para ser realizado no dia 19 de janeiro, sob responsabilidade do Centro de Referência em Tecnologias Educacionais e Educação a Distância do IFMS (Cread).

Cada candidato receberá um número de participação no sorteio. A classificação dos inscritos será feita de acordo com a ordem dos números sorteados.

O resultado preliminar do sorteio será divulgado no dia 20 de janeiro, e o final está previsto para o dia 25.

Etapas - De acordo com o cronograma do processo seletivo, a convocação para a heteroidentificação será divulgada no dia 27 de janeiro, sendo as bancas realizadas nos períodos de 3 a 5 de fevereiro, e de 8 a 12 do mesmo mês.

O resultado final do processo seletivo e a primeira chamada serão divulgados no dia 5 de março, com matrículas previstas para o período de 8 a 10 de março. A previsão é que as aulas tenham início no dia 22 de março.

Dúvidas sobre o edital devem ser enviadas ao e-mail [email protected].

Quadro de vagas 

Cb image default
Divulgação

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.